Bruschetta é prato de fazer no comercial da novela de tão rápido! E pra mim sempre tem um tom sofisticado, de personalidade – como coisas simples e bem feitas costumam ter. Experimentei fazer outro dia tostando as fatias de pão italiano na frigideira com manteiga – deixando atingir um ponto em que a manteiga queime um pouco. Fica ENACREDITÁVEL gente! E o tomate-cereja adoça sutilmente a força do pão e da manteiga queimada – eu não sei explicar essa bruschetta de uma forma que chegue tão próxima dos suspiros de amor que ela proporciona, sério. Vamos a receita!
Ingredientes:
- Pão Italiano cortado em fatias (fatias com cerca de 1,5cm).
- Tomates-cereja cortados ao meio (a quantidade varia de acordo com o tanto de bruschetta que você irá fazer, para 500g de pão italiano, use cerca de 300/400g de tomate-cereja)
- Meia cebola média picada
- 1 dente de alho amassado
- Sal à gosto
- Pimenta-do-reino à gosto
- Azeite de oliva – o quanto bastar
- Manteiga – o quanto bastar
- Queijo parmesão ralado à gosto
Modo de preparo:
Aqueça uma panela média e coloque cerca de 3 colheres de sopa de azeite. Junte a cebola e o alho e refogue por uns 2 minutos. Ouça o barulho da cebola fritando e sinta isso como uma música. Cheire a cebola fritando e permita-se experimentar a alquimia do aroma – a poesia tem que fazer parte. Após isso, acrescente o tomate-cereja, o sal e a pimenta-do-reino. Refogue por mais uns 2 minutos no máximo – não deixe o tomate-cereja despedaçar, o mantenha inteiro!
Pré-aqueça o forno à 200 graus. Aqueça cerca de uma colher rasa de sopa de manteiga em uma frigideira, quando ela já estiver derretida por completo coloque as fatias de pão italiano para tostar na manteiga – vire as fatias quando estiver dourado de um lado, para dar uma leve douradinha do outro lado também. Faça isso com todas as fatias de pão italiano – ao entrar em contato com a manteiga o pão suga boa parte dela, e o pouco que fica em contato com o calor da frigideira acabada “queimando” de um jeito bom, que fortifica o aroma da manteiga e invade o pão! Mas fique de olho para não queimar, tosta super rápido!
Feito isso, coloque as fatias de pão tostado em uma forma e divida o tomate-cereja refogado nelas, rale parmesão por cima e leve ao forno por cerca de 5 minutos. Pronto! Suspire e seja feliz comendo!