Sobre o Blog

Imagem Sobre o Blog versão 2016

Quer saber quando e porque a cozinha é um divã?

Primeiro precisamos definir o que é um divã: É um instrumento de trabalho do psicanalista, uma espécie de sofá no qual o paciente fica em uma posição inclinada, o que promove um relaxamento diferente e facilita o acesso a seus conteúdos emocionais. No divã o paciente entra em contato consigo mesmo, com seus afetos, história e marcas pessoais.

Agora pergunto: Faz algum sentido dizer que a cozinha é um divã? Faz algum sentido dizer que há afetos que surgem e são elaborados na cozinha? Faz sentido conectar cozinha com expressão emocional, artística, cultural e filosófica? Faz total sentido, e é sobre isso que escrevo aqui o tempo todo – Sobre alimentos promovendo experiências sensoriais que nos emocionam e nos movem, sobre a transformação da natureza por nossas mãos, sobre os movimentos da própria humanidade conectados ao ato de cozinhar. O modo como nos relacionamos com nossa alimentação diz muito de nossa configuração social e subjetiva atual.

O blog te mostra o divã que existe na cozinha, assim como outras tantas coisas que podemos achar nela: Cinema, história, poesia, sociologia, psicologia, literatura, contato com o mundo natural, original. As receitas que divido são possíveis de realizar em casa, te incentivam a cozinhar artesanalmente, à construir uma experiência plena, são mais práticas que esse texto todo e sempre tem poesia dentro – Existe poesia no que se faz na cozinha, existe a chance de cozinhando encontrarmos um dia diferente, um dia melhor. Cozinha pode ser revolucionário.

E eu sou quem escreve tudo por aqui, sou o Rodrigo, um psicólogo clínico que encontrou na cozinha parte de sua própria terapia, notando o prazer discreto entre uma panela ou outra. Amo arte, psicanálise, neve, filosofia, Paris e manjericão. Encontrei na cozinha uma conexão com a natureza, com minha história, cultura e afetos – hoje sei o quanto ao cozinhar transformamos ingredientes e podemos também ser transformados por esse contato com eles.

Então é isso. Let’s dance around the kitchen baby! – Porque cozinha é lugar de ato criativo, onde nossa identidade é expressa em uma produção, onde deixamos marcas, construímos experiências existenciais plenas e onde nos divertimos pra caramba também! Afinal, existem mais mistérios entre o ovo frito e o foie gras do que pode imaginar nossa vã filosofia.

Eu sou o Rodrigo, e estou feliz por você ter lido isso! Bem-vindo e bon appétit!

Anúncios

3 comentários sobre “Sobre o Blog

  1. Me sinto tão representado pela sua paixão com a cozinha! E onde eu não encontro em mim palavras poéticas sobre esse amor, descubro na sua escrita tudo aquilo que eu gostaria de falar.
    Muito obrigado.
    Que essa paixão continue sempre acesa.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s