Medalhão de Filé Mignon com Farofa de Pão, Purê de Ervilhas e Queijo Fresco.

Às vezes, montar um prato é um ato lúdico, um jogo, uma via da arte, da simbolização. Eu olho pro meu prato de hoje e vejo uma terra mãe em grãos, dela brotam 2 filhos: de um lado um animal e do outro uma floresta viva, quase neon. Os quadrados brancos são leite, alimento original – também materno. Fico pensando que esse prato é uma história sobre ciclos e vida, engraçado que tem quem diga que é só um Medalhão de Filé Mignon com Farofa de Pão, Purê de Ervilhas e Queijo Fresco.

Medalhão de filé mignon:

Tempere o medalhão com sal e pimenta. Deixe em temperatura ambiente 10 min. Em uma frigideira bem quente com fios de azeite doure cada lado por 2 min e 30 seg. Tire e deixe descansar 4 min.

Purê de ervilhas:

Processe ervilhas cozidas no liquidificador ou processador (uso aquelas congeladas frescas e cozinho uns 5 minutos no máximo na água fervente). Daí vai pra panela com sal, pimenta, manteiga e creme de leite. Mexa em fogo mínimo até ficar cremoso o suficiente pra chamar de purê –  creme de leite e manteiga o suficiente pra atingir esse objetivo.

Farofa de pão:

Corte pães velhos em cubos pequenos. Se quiser tirar a casca tire, mas eu gosto de coisas inteiras, nada podado. Leve ao forno quente até secar bem, dourar de leve. Triture tudo no liquidificador ou porcessador até virar uma farofa fina. Em um frigideira coloque manteiga (para cada 250g de pão, 1 colher de sopa de manteiga basta), pitada de sal e coloque a farinha de pão. Mexa em fogo médio até ficar absolutamente crocante e tostada.

A força da carne vermelha, com a doçura do purê de ervilhas e o crocante provocativo da farofa é contornado muito bem por um queijo fresco do lado – aqui usei o Minas Frescal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s