
Galette des Rois – uma torta francesa à base de massa folhada recheada com creme de amêndoas (frangipane) que é incrível de boa e mais simples de fazer do que parece.
Ela é feita para a celebração do Dia de Reis, que os franceses chamam de “Epiphanie” – Epifania – a revelação do divino ao homem: o dia em que o Deus menino foi visitado pelos reis magos e visto pela primeira vez. Na França há uma tradição de esconder um pequeno objeto em uma das laterais da torta. Quem pegar a fatia com o objeto é coroado rei e tem um dia de majestade (com coroa e tudo – as confeitarias costumam vender a Galette des Rois com uma coroa de papel junto) e é o responsável por fazer a Galette no próximo ano. A origem dessa tradição é muito antiga, vem das festas pagãs romanas chamadas “Saturnales”, onde era escondida uma “fava” na refeição dos escravos condenados à morte, aquele que a encontrava era coroado e ganhava um dia de “fausto”, de rei, antes de voltar ao seu triste destino. Comer é sempre um ato histórico, receitas contam histórias mais antigas do que a gente pode imaginar e isso é uma das coisas que mais me fascina sobre cozinhar.
Como fazer:
1. Misture 125g de farinha de amêndoas, 125g de açúcar e 125g de manteiga em temperatura ambiente, até obter uma farofa úmida e solta.
2. Adicione 2 ovos, 1 pitada de sal, 1 colher de sopa de rum e outra de extrato de baunilha. Misture bem para incorporar. Deixe na geladeira 10 min.
3. Abra uma folha de massa folhada (de umas 250g) e corte num formato redondo. Coloque o frangipane todo no centro. Bata 1 ovo e pincela as bordas. Se for seguir a tradição: coloque um objeto gracioso em uma das laterais do círculo.

4. Cubra com outra folha de massa folhada (também de umas 250g) do mesmo formato. Aperte com um garfo as bordas para fechar bem. Ajeito as bordas fazendo dobrinhas fofas para cima. Decore como quiser (fiz uns riscos na massa sem cortar ela e folhinhas com as sobras). Pincele tudo com o ovo batido.
5. Asse em forno pré-aquecido à 200 graus por 15 minutos depois baixe para 180 graus e asse mais 10 minutos – ou até dourar. Bon appétit 🙂
