Torta de pera com gorgonzola

Torta de pera com gorgonzola. A torta borderline entre o doce e o salgado – ela não é só um ou outro, ela fala do coexitir, da quebra de dicotomias que nos tiram tanta chance de brilhos infusionados. Na garfada que tem doce e salgado, suavidade e força, a gente aprende alguma coisa sobre ser múltiplo e ser possível. Na metade da primeira fatia já lembrei que “amar e mudar as coisas me interessa muito mais” que definir bordas (Belch ajudou nessa lembrança). Uma potência profunda demais pra uma torta, pensei.

Como fazer:

Em uma fôrma antiaderente coloque 1 colher de sopa cheia de manteiga derretida, 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de creme balsâmico ou vinagre e 1 colher e meia de sopa de açúcar (melhor se for demerara). Misture tudo e deixe todo fundo da fôrma lambuzado.

Acrescente nessa ordem: alguma erva, tipo alecrim ou tomilho (opcional), um punhado de amêndoas laminadas ou nozes, 120g de queijo gorgonzola em pedaços, e por cima de tudo uma boa camada de peras cortadas em lâminas finas, sobrepostas (cerca de 3 peras pequenas está bom). Cubra tudo com massa folhada (ou outra massa crua de torta), ajeite as laterais afundando com os dedos, faça furinhos em toda superfície com um garfo e leve para assar em forno pré-aquecido à 180 graus por 30 min ou até dourar. Tire, deixe esfriar 5 min e desenforme virando. Morna faz mais sentido pra mim, mas fria não é ruim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s