
Torta de morango, clássica, para ir até o Strawberry fields forever que fica dentro de você. Mas dessa vez, compartilho aqui só a receita, sem narrativas emocionais – a paz profunda de fazer uma torta de morango não será dita por mim hoje, essa experiência é bem pessoal e terá que vir da sua narrativa singular. Tem coisas que você só vai encontrar em você e na sua experiência pessoal, nunca no Instagram contado por alguém.
Ingredientes:
Massa:
- 1 xícara de chá de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 pitada de sal
- 110g de manteiga gelada em cubos
- 3 colheres de sopa de água gelada – mais se precisar.
Recheio (creme de confeiteiro):
- 250 ml de leite
- 200g de creme de leite
- Extrato de baunilha
- 4 gemas
- 5 colheres e meia de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de amido de milho
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- Morangos (cerca de 500g)
Modo de preparo:
A massa:
Junte todos os ingredientes, exceto a água. Mexa/pressione com os dedos até ter uma farofa solta. Junte a água e mexa apenas para incorporar, até formar uma bola (se ficar muito seco, coloque mais água). Faça uma bola, cubra com papel filme e deixe na geladeira por 1 hora.
Abra a massa, coloque em uma fôrma cobrindo todo o fundo e um pouco das laterais, faça furos com um garfo e asse cerca de 25 min (ou até dourar levemente) em forno pré-aquecido à 180 graus. Deixe esfriar.
O recheio:
Em uma panela coloque o leite, o creme de leite e o extrato ou fava de baunilha. Leve ao fogo, quando levantar fervura desligue e tampe para infusionar. Enquanto isso: bata as gemas com o açúcar, até ficar claro e fofo. Adicione o amido e a farinha e misture. Coloque então uma concha da mistura de leite quente para “temperar”. Enquanto coloca essa concha mexa sem parar (isso é para cozinhar as gemas sem talhar). Junte depois tudo com o leite na panela e leve ao fogo baixo, cozinhe mexendo sempre. Quando levantar fervura deixe mais 2 minutos e pronto. Coloque em um prato, cubra com papel filme e deixe na geladeira 1 hora.
Massa e creme estando frios, monte, colocando todo o creme sobre a massa e cobrindo com os morangos, cortados de um jeito elegante, que valorize seu frescor belo. Pronto. Strawberry fields forever.