Scones – o tradicional “bolinho” do chá da tarde inglês

Scones. Bolinhos típicos do tradicional chá da tarde inglês. Muito simples de fazer. Mas antes da receita, quero contar um segredo importante sobre eles: tem um momento de glória que dura cerca de 30 minutos após eles sairem do forno, onde suas extremidades tem algo de um gentil biscoito amanteigado e seu centro é macio e úmido. É um contraste bonito demais na boca. Nesse momento, mesmo em toda sua simplicidade, há uma magia poética e delicada que os scones entregam pra gente. Não ficam ruins depois de 30 min, mas não é mais a mesma emoção.

Ingredientes:

  • 1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 colher de sopa de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1/2 xícara de chá de leite
  • 50g de manteiga sem sal gelada em cubos

Modo de preparo:

Em uma tigela junte a farinha, o açúcar, o sal e o fermento, misture. Acrescente a manteiga e com as pontas dos dedos esmague, integrando ela na farinha, até virar uma farofa. Não misture demais para não aquecer a massa. Junte metade do leite e incorpore com uma colher, junte a outra metade e misture até a massa se “formar” e soltar da tigela. Faça uma bola com a massa, esfarinhe uma superfície e abra ela um pouco (deixando uma altura entre 1 e 2 cm). Corte rodelas com um cortador, boca de um copo ou qualquer coisa que corte rodelas. Faça isso com toda a massa. Daí é só dispor os discos em uma fôrma antiaderente, uma untada com manteiga e farinha ou uma forrada com papel manteiga e assar em forno pré-aquecido à 180 graus por cerca de 15 minutos, até dourar. Como eu disse, sirva em seguida, para viver sua emoção dos primeiros 30 minutos. Fica gostoso com geleia ou manteiga. E com um chá é um ritual bonito e completo. Pronto.

Um pouco da história:

A origem dos scones vem de um antigo pão escocês. Anna, duquesa de Bedford, uma mulher influente na sociedade inglesa do século 19, tinha uma fome intensa entre o almoço e o jantar e criou o hábito de fazer uma refeição ampla a tarde – que se popularizou e virou com o tempo a tradição do chá da tarde inglês. Os scones já faziam parte dessa refeição desde o inicio, nos chás da duquesa que amava comer (devia ser boa pessoa, ela).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s