Huevos rancheros (Ovos rancheiros)

Huevos rancheros – algo mexicano para amar (além da Paola Bracho, tequila e Paulina de la Mora). Ovos cozidos num molho de tomate vermelho-paixão-acesa. Amo tanto pratos onde ovos são as estrelas. Toda vez que os faço penso como as galinhas são sagradas, como nos dão tanto, e como somos tão ingratos com as ofertas do mundo natural. Nenhuma galinha deveria viver presa numa gaiola.

Como fazer:

Não se preocupe tanto com exatidão de quantidades nessa receita, só se divirta.

Em uma panela ou frigideira coloque azeite e refogue um pouco de cebola picada, em seguida junte um pouco de alho esmagado e deixe fritar um tico. Acrescente uns tomates picados, refogue. Junte um tanto de extrato de tomate e um pouco de água. Tempere com sal, pimenta-do-reino, páprica defumada, cominho, pimenta chili… ou quais outros você quiser. Deixe ferver uns instantes. Você precisa de um molho de tomate encorpado mas não tão grosso. Então espalhe no molho cubos de qualquer queijo fresco e em seguida coloque os ovos, acomodando cada um em um canto, de modo que fiquem um pouco espaçados. Não mexa mais a panela depois que colocar os ovos. Em fogo baixo, deixe cozinhar sem tampa 2 minutos e depois tampe, e cozinhe até os ovos atingirem o ponto que você ame. Finalize com ervas. Aproveite.

Se for demorar de comer desligue a panela um pouco antes de atingir o ponto, porque dentro do calor da panela os ovos seguem cozinhando um pouco mesmo após desligar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s