Tomates à provençal – uma coisa elegante, simples e bonita pra se fazer com tomates (porque tem mais belo no simples do que pode imaginar nossa vã filosofia). A gastronomia francesa tem cada preparo que é fácil, barato e escandalosamente bom, desmistifica, rapaz.
Fácil assim:
Corte tomates que tenham um vermelho emocionante ao meio, tire as polpas com cuidado e gentileza e reserve. Coloque essas metades em uma fôrma e salpique nelas sal, pimenta e azeite.
Para o recheio: misture em uma tigela: farinha de rosca e pão velho esfarelado (ou só 1 ou outro), queijo parmesão (um não tão seco), alho triturado, sal, pimenta e azeite (seja generosx no azeite). Misture. Então você vai picar em pedaços pequenos a polpa que tirou e ir acrescentando aos poucos e misturando, com todo o suco – você precisa de uma textura que seja uma massinha esfarelenta, mas com alguma aderência. Se precisar coloque mais azeite e polpa ou mais farinha de rosca para atingir – todos os ingredientes são a gosto e dependem, use sua intuição (você tem uma, e precisa acreditar mais nisso). Recheie os tomates generosamente e leve para assar por uns 15 minutos, até dourar. Finalize com alguma erva fresca cheirosa. Bon appétit!