A fatídica quiche de cogumelo e queijo de hoje (encontrei shimeji rosa no mercado, uma espécie de cogumelo conhecida como Pink oyster mushroom – adoro comprar coisas no mercado que acho bonitas e não tenho a menor ideia do que são e como preparar, aí quando chego em casa, é sempre uma aventura para descobrir. Quando tenho um ingrediente que não sei o que fazer com ele, muitas vezes vira quiche – essa dama francesa atemporal que sempre é uma opção conveniente e carinhosa. Se liga em como ela é acessível e gracinha de fazer:
Ingredientes (massa):
- 90g de manteiga amolecida
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 colher de café de sal
- 1 xícara e meia de farinha de trigo
- 2 gemas pequenas ou 1 grande
- Água gelada (só caso a massa fique seca).
Modo de preparo da massa:
Misture/bata a manteiga com o açúcar e sal, com uma colher de pau, até esbranquiçar. Acrescente a farinha, as gemas e misture – sem amassar muito, só pra unir tudo. É uma massa quebradiça mas que vc tem que conseguir fazer uma bola com ela. Se estiver muito esfarinhada coloque água gelada pra chegar nesse ponto. Embrulhe num papel filme e deixe na geladeira por uns 15 minutos. Depois abra em uma fôrma essa massa até forrar toda ela e cobrir uns 2 dedos as laterais (ajeite com os dedos mesmo, é legal).
Recheio:
O Recheio básico da quiche consiste em: 4 ovos mais 2 gemas batidas (com fouet) com 250g de creme de leite, sal e pimenta. Essa parte liquida é a base, aí você incrementa e dá o sabor que quiser para sua quiche. Eu fiz assim: na massa disposta na fôrma coloquei 200g de cogumelos grelhados na manteiga, pimenta e sal, cubos de queijo minas padrão à gosto, daí distribui a massa liquida de ovos e finalizei com queijo parmesão ralado por cima. Levei para assar no forno pré-aquecido à 180 graus por 30-40 minutos – até dourar levemente. Pronto! Bon appétit!