Uma receita quase obscena de tão gostosa onde quem brilha é a deusa abóbora com todo seu orange power! Pra gente aprender que aquilo que tratamos como coadjuvante pode ser protagonista! A star is born – saudemos a abóbora!
Ingredientes:
- 1kg de abóbora japonesa descascada e cortada em pedaços médios
- 1 xícara de chá de trigo para quibe
- 300g de cream cheese
- Meio pote de iogurte natural (80g)
- Queijo muçarela à gosto
- Folhas de hortelã picadas à gosto
- Zathar à gosto
- Cominho em pó à gosto
- Páprica defumada à gosto
- 2 dentes de alho picados
- Pimenta-do-reino à gosto
- Sal à gosto
- Azeite de oliva extravirgem à gosto
Modo de preparo:
Coloque os pedaços de abóbora em uma fôrma, cubra com papel alumínio e leve para assar em forno pré-aquecido à 200 graus até a abóbora estar completamente cozida e mole. Enquanto ela assa coloque o trigo para quibe em um recipiente e cubra com água e deixe hidratando por 30 minutos.
Misture o cream cheese com o iogurte e bata com um garfo para virarem uma mistura cremosa só. Deixe em temperatura ambiente.
Esmague a abóbora assada (pode ser num mixer ou com um garfo mesmo) até virar um purê. Escorra apertando em uma peneira o trigo para quibe, acrescente no purê de abóbora e então coloque todos os temperos, inclusive uns fios de azeite.
Coloque metade do quibe em uma fôrma untada com fios de azeite, então espalhe a mistura de cream cheese (aos poucos e com delicadeza para espalhar bem) e por cima coloque fatias de queijo muçarela, à gosto. Cubra então bem uniformemente com o restante da massa do quibe.
Se quiser, faça pequenos traços transversais na superfície do quibe para dar aquele charme, e regue com pequenos fios de azeite. Leve para assar em forno pré-aquecido à 200 graus por cerca de 40 minutos, ou até o quibe dourar levemente por cima. Prontinho!