Verde e vermelho porque essas são as cores da memória afetiva no natal. É importante que o prato na mesa conte sempre o máximo possível da situação afetiva que se desenrola em volta dela. Nesse salpicão temático do meu coração, o conjunto de aromas verdes que compõe a cor também compõe um sabor muito fresco e equilibrado, com uma umidade muito adequada para acompanhar os outros pratos mais secos natalinos. A cor da comida atiça algo em mim, em você também? Espero que gostem da receita!
Ingredientes:
- 1 peito de frango sem pele e sem osso cozido e desfiado (Sem segredo para cozinhar, cozinho sempre na pressão com um pouco de sal, pimenta, uma colher de sopa de azeite, cebola e alho)
- 2 folhas grandes de couve higienizadas e cortadas em tiras finas
- Metade de um repolho verde pequeno higienizado e cortado em tiras fininhas (opcional, se não gostar não precisa colocar).
- 4 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
- 10 azeitonas verdes sem caroço picadas
- Meio talo de salsão picado
- Meia cebola pequena picada
- Salsinha fresca picada à gosto
- Cerca de 4 colheres de sopa de maionese
- Cerca de 4 colheres de sopa de creme de leite
- Sal à gosto
- Pimenta-do-reino à gosto
- Caldo de meio limão
- 1 colher de sopa de vinagre branco
- Tomate cereja para decorar
- 1 maçã descascada e cortada em cubinhos bem pequenos
Modo de preparo:
Comece fazendo sua “pastinha verde” que dará a cor do salpicão. Coloque o couve cortado em um mixer ou no liquidificador, acrescente o azeite, o vinagre, a salsinha, o creme de leite e 2 colheres de sopa de maionese. Bata até triturar completamente e virar uma “maionese verde”. Se ficar muito pastoso e não bater direito, coloque um pouco mais de creme de leite. Reserve.
Em uma vasilha grande coloque o frango, acrescente o creme verde e todos os outros ingredientes – exceto o tomate. A consistência do seu salpicão depende do seu gosto – se quiser mais cremoso é só colocar mais creme de leite e maionese. Prove o sal e deixe de seu gosto também. Use o tomate-cereja para decorar. Prontinho!