Muitos natais da minha infância foram em Santa Catarina, onde minha família paterna mora. A influência da colonização alemã é muito viva lá até hoje e pode ser vista na gastronomia, é o caso desses tradicionais biscoitos de natal. Essa receita deriva do “Lebkuchenpläetzchen”, biscoitos muito antigos, consumidos no natal da Alemanha desde a idade média, são muitíssimos tradicionais da culinária alemã (minha madrasta tem um livro muito antigo alemão com receitas cheias de tradição e marcas afetivas, tem esses lá). Em Santa Catarina, nessa época do ano, são vendidos em todo lugar possível. Adoro eles e o gosto de memórias antigas que eles tem. Fazer eles hoje extraiu um carinho e sutileza gigante de dentro de mim, engraçado, mas até meus movimentos na cozinha ficaram mais suaves e delicados quando os fiz. Essa receita, essa delicadeza e esse carinho, compartilho com vocês. Vai ser meu jeito de dizer feliz natal.
Ingredientes para a massa:
- 500g de farinha de trigo
- 200g de açúcar
- 80g de manteiga em temperatura ambiente
- 4 ovos
- Meia colher de sopa de bicarbonato de amônio
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
- Se quiser aromatizar, você pode colocar umas duas pitadas de cardamomo em pó, raspas de limão ou raspas de gengibre, já fiz dos 3 jeitos e fica muito bom. Por ao mesmo tempo cardamomo e gengibre fica muito bom também!
- Açúcar cristal colorido para decorar
Ingredientes para cobertura:
- 2 claras
- 5 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
- Gotas de limão siciliano
Modo de preparo:
Comece pela massa: Junte em uma vasilha grande todos os ingredientes da massa, misture tudo o suficiente para obter uma mistura homogênea, sem misturar demais – sempre que estamos falando de biscoitos que queremos algo de crocante, misturar a massa demais nunca é bom. Deixe a massa descansar uns 5 minutos e então já pode abrir ela – esfarinhe uma superfície e abra a massa com um rolo. A espessura depende do seu gosto, se quiser biscoitos mais grossos e fofos por dentro deixe mais grosso, se quiser mais corcante deixe mais fino. Eu gosto mais corcante e deixo uma espessura de uns 4 milímetros. Após abrir corte com o cortador que quiser, ou até com uma faca em quadradinhos, use a imaginação. Adoro estrelas e corações. Leve para assar em forno pré-aquecido à 200 graus, em fôrma untada ou fôrma antiaderente ou ainda forrada com papel manteiga. Asse até começar a dourar. Leva em média 12/15 minutos. Retire do forno e reserve para esfriar um pouco. Após assar todos os biscoitos mantenha o forno ligado, abaixe para 180 graus.
Para a cobertura, bata a clara em neve e acrescente o açúcar e as gotas de limão, e continue batendo até ficar firme (porém fica mais mole mesmo, não chega a atingir “pico duro”). Cubra cada biscoito com um pouco da cobertura, espalhe o açúcar cristal colorido para decorar (ou o confeito que quiser) e leve ao forno de volta, deixe o suficiente apenas para endurecer a cobertura, sem deixar dourar muito. Prontinho!
Após esfriar guarde em um lugar fechado para preservar a crocância. Feliz natal!
👏🏼👏🏼👏🏼🎄
CurtirCurtir
Natal de luz, amor e serenidade para vc Rodrigo, e muito prazer em conhecer seu trabalho e poder compartilhar desse seu universo literário-gastronômico-afetivo-sensorial. Abraços!
CurtirCurtir
Republicou isso em vale maise comentado:
Acabou? Nada disso. Hoje tem receita fácil de fazer pra enfeitar a mesa na semana, como ensina o ótimo blog “Quando a Cozinha é um Divã”.
CurtirCurtir
Minha massa ficou mole o que faço obg
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Fátima! Se ficou muito mole tem que checar se não é o caso de colocar um pouco mais de farinha, às vezes, dependendo da umidade do dia, a massa fica mais úmida ou mais seca. E deixa descansar na geladeira antes de abrir a massa para cortar nos formatos dos biscoitos, também ajuda a massa a ficar mais resistente.
CurtirCurtir
Ótima receita! Esses biscoitos dão um ar de requinte em nossa ceia. Parabéns!
CurtirCurtir
Que lindo saber que acha isso! Obrigado!
CurtirCurtido por 1 pessoa