Pão caseiro absurdamente fofo, facílimo de fazer e que nunca dá errado – a verdade bonita de um pão feito por pessoas e não por máquinas. Existem muitos tipos de pães, os de fermentação natural são meus prediletos, mas nem sempre é possível fazê-los, são mais complexos e precisam de tempo. Todos precisamos de uma receita simples de pão nessa vida.
Ingredientes (para 1 pão grande e lindo):
- 500g de farinha de trigo e um pouco mais para dar o ponto, se precisar.
- 30g de fermento fresco (2 tabletes daqueles mais comum de achar) ou 1 envelope de fermento seco.
- 1 colher e meia de sopa de açúcar
- 1/4 de colher de sopa de sal
- 200 ml de água morna
- 1/4 de xícara de chá de óleo
- 1 ovo
Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes, exceto a farinha, no liquidificador e bata até tudo ficar uma coisa só. Coloque a farinha num bowl ou tigela grande que você goste (é bom quando gostamos de nossas tigelas) e faça um buraco no centro, então coloque nele a mistura liquida que você bateu e misture tudo. Comece com uma colher e depois continue com as mãos – e chega a hora de passar sua energia pra massa.
Amasse, sove, rasgue a massa e una de volta, coloque ar e verdade nela. Faça isso uns 5 minutos mais ou menos. Se ficar muito úmida e grudar nas mãos coloque mais farinha, mas não demais. Tem que ficar uma massa elástica. Após trabalhar a massa, abra ela um pouco com um rolo e enrole, como se fosse um rocambole (isso é só para o pão ficar liso e bonito, é um carinho com ele). Esfarinhe uma assadeira e coloque seu pão. Cubra com um pano úmido. Deixe descansar num lugar sem corrente de vento por 40/50 minutos (tipo no forno desligado). Ele vai dobrar de tamanho e isso é da hora. Leve então para assar em forno pré-aquecido à 200 graus por cerca de 30/35 minutos – até dourar e um cheiro maravilhoso invadir sua alma. Pronto.
Coma numa tarde tranquila com café coado na hora e manteiga boa. Chega emocionar.