
O tikka masala é um frango feito em um molho perfumadíssimo, molho esse que hoje na Índia eles chamam de “curry” – lá o curry consiste em misturar especiarias até que virem um pó ou uma pasta para preparar um caldo intenso – o curry para eles é o caldo já pronto. Os ingleses quando chegaram na Índia se encantaram com a mistura de especiarias que os indianos faziam e chamaram essa mistura de “curry”, e isso deu origem ao temperinho de tom amarelo hoje muito popular, que é uma mistura de temperos. Então para nós o curry é aquele tempero amarelinho, para os indianos é o caldo picante e perfumado já pronto que envolve diversos pratos. Curry vem de “kari”, termo da língua tâmil para caldo temperado. Na Índia há muitos tipos de masala (termo que significa mistura de especiarias), cada região e cada família tem seu modo de fazer. A “garam masala” (que significa mistura de especiarias picante) é a base do tikka masala. A minha faço misturando o popular curry com outras coisas. Vem arder na emoção da cozinha indiana comigo, te ensino um tikka masala memorável de pedir socorro de tanto amor e intensidade.
Ingredientes (Serve de 6 à 8 pessoas):
Primeiro, faça seu “garam masala” – a mistura de especiarias que você usará para temperar o frango. Para 1kg de peito de frango, use as quantidades:
- 1 colher e meia de sopa de curry (ou 1 colher só rasa, se quiser menos intenso)
- 1 colher de chá de páprica defumada
- 1 colher de chá de açúcar mascavo
- 1 colher de chá de coloral vermelho em pó
- Meia colher de chá de cominho em pó
- Meia colher de chá de cravo-da-índia em pó
- Meia colher de chá de canela em pó
- Para muita emoção: Meia colher de chá de pimenta caiena. Para média emoção: 1/4 de colher de chá de pimenta caiena. Para leve emoção: Uma pitada de pimenta caiena (você pode substituir por outra pimenta potente que tenha)
- Meia colher de chá de cardamomo em pó (ou as sementinhas tiradas de dentro das favas trituradas/ maceradas)
Obs: Caso você não tenha todos os temperos, use só os que você tem, mas é importante que tenha vários aromas e sabores – a marca profunda da cozinha indiana é essa complexidade de perfumes juntos encantando a gente. E também ajuste as quantidades de preferir mais suavidade, eu gosto de bem intenso.
Misture todos os temperos e reserve.
Restante dos ingredientes:
- 1kg de peito de frango cortado em cubos
- 340 g de iogurte natural
- 1 xícara de chá de leite de coco
- 1 xícara de molho de tomate
- 2 colheres de sopa de óleo de gergilim ou outro
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola picada em cubos
- 3 dentes de alho triturados
- 1 colher de chá de gengibre ralado
- Caldo de meio limão
- Sal à gosto
- 1 colher de sopa de manteiga
- Coentro fresco picado
Modo de preparo:
Em uma tigela, coloque o frango e acrescente a gargam masala – a mistura de temperos que você fez. Acrescente metade do iogurte, o gengibre, o limão, o óleo de gergelim e cerca de meia colher de sopa de sal. Misture tudo e deixe marinar por 6 horas ou pelo menos 2.
Leve ao fogo médio uma panela (grande o suficiente para receber todo o frango), coloque o azeite, a cebola e uma pitada de sal. Refogue ela até ficar transparente e então acrescente o alho, espere ele fritar um pouco. Então acrescente o frango que estava marinando. Cozinhe mexendo de vez em quando, ainda em fogo médio, até o frango ficar totalmente cozido (tampe a panela de vez em quando e abra de vez em quando, para parte do vapor ter vazão). Estado o frango todo cozido, coloque todos os outros ingredientes (exceto o coentro) e deixe ferver até ficar um caldo com consistência de seu agrado. Se achar necessário coloque água para um caldo mais ralo – se colocar água sempre deixe ela ferver para incorporar totalmente o sabor. Quando desligar o fogo, coloque 1 colher de sopa de manteiga, misture para incorporar e finalize com coentro. Prontinho. Pra mim, o melhor jeito de comer tikka masala é com um arroz branco fresquinho.