Onde comer em Buenos Aires – 5 sugestões para sentir afetivamente o verdadeiro gosto porteño!

Buenos Aires me deu muito mais do que eu esperava. A riqueza de detalhes e o charme sedutor dessa cidade marcou uma experiência sem prazo de validade no meu coração. E a gastronomia dança nesse mesmo tom – lugares lindos apresentando uma comida com força suficiente para deixar a memória do gosto na gente. A experiência gastronômica em uma viagem é afetiva se rodeada de muitos detalhes – passeios, paisagens, hábitos culturais, temos que comer em volta disso tudo. Compartilho aqui uma experiência afetiva em Buenos Aires através da comida, rodeada de outros elementos e sugestões. Espero que sinta uma parcela da emoção que tento conduzir. Do charme europeu dos cafés elegantes cheio de tango, passando pela carne intensa, também pelo rei alfajor e até mesmo por um “fast-food” moderno e interessante, até chegar nas marcas da cozinha latina expressa nas lindas empanadas. Vem comigo! Buenos Aires tem um gosto muito bom.

  • Empanadas no tradicional El Sanjuanino

Empanadas realmente boas, atendimento rápido e direto (estilo argentino) mas você pode ter a sorte de pegar um dos garçons animados que te servem correndo mas com humor. Os recheios são os mais tradicionais, cardápio bem completo. Peça uma empanada frita, vale a pena! O ambiente é aconchegante, sem luxo e muito agradável, bastante móveis e detalhes em madeira, dando uma sensação rústica e despretensiosa. Peça junto uma boa cerveja argentina ou um gostoso vinho malbec. Preço justo! E já adianto que o lugar é cheio, recebeu muitos prêmios e está em muitos guias, mas vale a pena esperar um pouco para conseguir uma mesa. Eles tem 3 unidades, eu fui que fica no bairro Recoleta. Se for nesse aproveite para dar uma volta no bairro elegante da cidade, olhando a arquitetura singular do lugar. O cemitério da Recoleta (onde está sepultada Evita Perón) e os museus mais famosos (como o Museo Nacional de Bellas Artes) são bem perto – se tratando de arte, vale a pena ir lá depois de ir em um dos museus e entender que a empanada é uma arte muito expressiva da cozinha latina e argentina.

Site: www.elsanjuanino.com.ar/

  • Las Cañas: Uma carne à preço justo com um tostado de lembrar pra sempre.

Um lugar maior do que parece (mais de 3 pisos) sempre cheio mas sempre com um lugar sobrando. Massas e carnes são a marca do local. Comi lá o famoso bife de chorizo e um assado de tira que tinha uma crosta tão linda que me conectou fortemente a cozinha de fogo alto, e marcou em mim o gosto da carne e fogo porteño. Muito valeu a pena! Adorei sentar no espaço externo que eles tem, árvores, luzinhas, uma espécie de pracinha com um tom muito latino e fofo. A casa fica na rua Montevideo, quando for lá aproveite para dar ir adiante nessa rua, sentido à esquerda do restaurante, para ir passando pelas avenidas mais famosas da cidade e ver o movimento noturno. Buenos Aires é iluminada e tem uma noite muito agradável.

Onde fica: Rua Montevideo, 350.

  • Alfajor Cachafaz ou Alfajor Terrabusi – 2 dos melhores para sentir o gosto do doce rei da cidade.

Não há como ir a Buenos Aires e não comer um Alfajor. Existem muitos realmente bons, os que mais gostei foram esses dois: o da Cachafaz é mais caro, fácil de encontrar em mercados e quiosques de shoppings, muito acentuado e gostoso, com texturas delicadas e macias, adorei! O Terrabusi é mais em conta mas igualmente bom, talvez até um pouco melhor que o outro – achei ele mais equilibrado no doce. Tirar um alfajor da bolsa/mochila e comer durante um passeio em um dos parques lindos chega a dar um entusiasmo na gente, fiz isso umas 4 vezes.

Onde achar: Quase em todos os mercados e quiosques de shoppings.

  • O traço europeu de Buenos Aires e toda elegância do tradicional Café Tortoni

Buenos Aires tem uma forte marca francesa – na arquitetura, em alguns hábitos e no estilo dos restaurantes. É a capital latina mais européia que existe. Tem todo um contexto histórico que explica o esforço dos argentinos para “apagar” a marca da colonização espanhola, e você vê Paris em muitas coisas lá. O Café Tortoni é muito elegante e parisiense – a decoração, a luz, os detalhes. Um lugar muito charmoso para um sensacional café da tarde. Peça os churros da casa e o chocolate quente, divino é pouco! O preço é bem mais barato do que parece, fique tranquilo. Também um bom lugar para comer a famosa medialuna (o croissant argentino). Enquanto come no Café Tortoni pense sobre a América e como é interessante ver um lugar no mundo que traz em si a identidade de outros lugares do mundo que mesmo separados por um oceano tem conexões fortes entre si. A avenida em que o café fica é uma das mais famosas e históricas da cidade, o final dela dá na Casa Rosada, uma delicia de caminhar! E a noite a casa te apresentações de tango, num palco elegante e muito tradicional.

Site: www.cafetortoni.com.ar/br/

  • Um Fast-food charmosinho e moderno no Puerto Madero: Dandy Deli

Puerto Madero tem restaurantes extremamente caros e charmosos. Fui lá no dia em que estava afim de comer um hamburguer bom. Não comi em nenhum restaurante mega caro lá, o que me chamou atenção foi um charmoso fast-food, o Dandy Deli – obviamente sou muito desconfiado com fast-food, mas esse soou diferente, e depois de provar vi que era mesmo. É uma casa completa com várias opções de pratos bem frescos e com doces lindos! A casa faz parte de uma rede grande que tem diversas categorias de restaurantes. Nesse comi um hamburguer de salmão de chorar de bom! Tomei também lá um sorvete de doce de leite memorável. Uma ótima opção para fugir dos preços caríssimos de Puerto Madero. Adorei comer nas mesinhas externas e olhar a paisagem aberta do porto, sentindo o vento que naquele dia estava forte, e bom.

Site: somosdandy.com.ar/

Enfim, Buenos Aires é um mundo de possibilidades, obviamente tem muito mais que essas. Ouse e descubra um lugar novo também, seguindo sua intuição. Isso também é bom. Boa viagem!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s