Receita de homus (também aprenda a fazer seu tahine em casa). 

Hummus bi tahine – O Homus. De origem controversa e difícil de definir, há registros de uma receita semelhante nos escritos de Platão e Sócrates, também em documentos do século XIII encontrados no Cairo. Há ainda quem diz que a receita foi criada por um sultão em ocasião da última cruzada contra os cristãos. Enfim, antigo pra caramba, o homus consiste em um purê de grão-de-bico com tahine (pasta de gergelim), limão, alho e azeite. Elegante e pleno para um pão, uma carne ou seja lá o que você imaginar (muito versátil, mesmo). Adoro a força do alho cru nesse molho e o frescor que ele tem mesmo sendo intenso, realmente algumas combinações são para nos maravilhar. O mundo e seus gostos é uma aventura que faz a vida valer a pena. Receita completa com dicas de ouro para ter um um homus de textura perfeita! Também vou ensinar fazer seu tahine (pasta de gergelim) em casa!

Dicas de ouro:

  1. Use bicarbonato de sódio para deixar de molho e para cozinhar os grãos conforme descrito na receita – isso suaviza a espessura da casca fibrosa do grão e garante um purê mais suave sem pedaços de casca granuladas no meio (usar o bicarbonato é melhor e mil vezes mais rápido que descascar grão por grão).
  2. Use grão-de-bico sempre cru, fica diferente e melhor que aquele em conserva.
  3. Processe o grão quente, não deixe esfriar.
  4. Se puder, faça com um dia de antecedência antes do consumo, o sabor fica melhor se guardado 1 dia na geladeira.

Vamos começar fazendo a tahine (pasta de gergelim):

Ingredientes tahine:

  • 1 xícara de chá de gergelim (do branco é melhor, eu faço com o preto também e fica bom, mas prefiro o branco).
  • Azeite de oliva extra virgem (o quanto bastar)
  • Uma pitada de sal

Modo de preparo tahine:

Em uma frigideira quente, em fogo médio, doure o gergelim – mexa sempre para não queimar, não tire o olho, elas queimam muito rápido mesmo. Quando estiver levemente dourada e com um perfume emocionante, tire da frigideira e deixe esfriar uns instantes. Em seguida, coloque em um processador (ou liquidificador) e acrescente 4 colheres de sopa de azeite e o sal. Processe e vá acrescentando azeite até obter uma pasta. Mexa durante o processo nas laterais para tudo processar bem. Pronto! Guarde na geladeira que dura milhares de anos (dizem, mas garanto 8 meses).

Ingredientes homus:

  • 200g de grão-de-bico seco
  • 2 colheres de sopa de tahine
  • Caldo de 1 limão
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • Sal à gosto
  • Cominho em pó à gosto
  • 2 colheres de chá de bicarbonarto de sódio

Modo de preparo do homus:

Deixe o grão-de-bico de molho em água fria com 1 colher de bicarbonato de sódio por pelo menos 2 horas (o ideal são 6 horas). Após isso escorra e coloque na panela de pressão, cubra com água até a água ficar 3cm acima do grão coloque a outra colher de chá de bicarbonato. Cozinhe na pressão por aproximadamente 30 minutos (até o grão ficar bem molinho).

Retire o grão, escorra e reserve a água do cozimento. Coloque ele, ainda quente, no processador (ou liquidificador) e junte todos os outros ingredientes. Comece a processar e vá acrescentando um pouco da água do cozimento até atingir uma textura de purê mole.

Prove e veja se está bom de tempero, se achar que precisa, acrescente mais alho, sal ou cominho. Os temperos precisam ser sentidos.

Sirva frio com o que desejar. Regue mais azeite nele na hora de servir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s