Receita da clássica cheesecake!

 

A clássica cheesecake – Uma deusa sabor queijo que encanta o mundo há mais tempo do que pode imaginar nossa vã filosofia. A versão que hoje conhecemos foi criada e consagrada em New York, mas a origem desse “bolo/torta de queijo” remonta a Grécia e Roma antiga – há registros antropológicos de cheesecake desde 2000 a.c., vejam vocês. Ao longo da história ela foi feita em diversos países europeus com queijos típicos de cada região, a versão que conhecemos hoje é feita com cream cheese – queijo lindo de Deus que foi descoberto por acidente pelo americano William A. Lawrence em uma tentativa dele de reproduzir um queijo francês chamado Neufchatek (como tantas outras coisas na gastronomia, que nasceram de “erros”. Acho isso inspirador, não devíamos ter tanto medo de errar, pode ser bom). Cheesecake é descaradamente mais fácil de fazer do que você imagina. Tirar uma cheesecake do forno e ver a perfeição dela, quando assada certinho, faz com que eu me sinta sensacional. Não to querendo dizer que fazer uma cheesecake aumenta minha autoestima. Na verdade eu tô sim. Vem aprender!

Nessa que fiz cobri com caramelo salgado, mas você pode cobrir com o que quiser: Caldas, geleias, chocolate, etc.

Ingredientes (para uma cheesecake média que serve umas 7 pessoas):

  • 540g de cream cheese em temperatura ambiente
  • 2 ovos em temperatura ambiente
  • 90g de açúcar
  • 110g de iogurte natural em temperatura ambiente
  • raspas de meio limão siciliano, se quiser (eu amo colocar).
  • 1 colher de sopa de suco de limão (de preferência siciliano)
  • 1 pitada de sal
  • 120g de biscoito de maizena
  • 45g de manteiga derretida

Você precisará de uma fôrma de fundo removível de uns 24cm de diâmetro, mais ou menos.

Muito importante:

– Como notou, todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente, isso é muito importante para a consistência agradável da massa.

– Asse mesmo em banho-maria e em baixa temperatura, se não sua cheesecake não ficará tão emocionante. É preciso delicadeza e tempo, respeite isso.

Modo de preparo:

Comece pela massa. Unte o fundo de sua fôrma com manteiga molinha. Triture as bolachas (pode ser colocando num saquinho e batendo com algo que faça ela virar uma farofa, ou batendo num processador ou num liquidificador – o importante é ter uma farofa bem fina). Acrescente a manteiga derretida e misture até formar uma farofa densa e úmida. Forre o fundo da fôrma com toda a farofa, pressione com seus dedos para assentar bem. Reserve.

Pré-aqueça seu forno à 160 graus. Coloque o cream cheese em uma batedeira e comece a bater, na velocidade máxima até ele ficar uma mistura cremosinha. Continue batendo, acrescente o açúcar e bata até ficar mais fofo. Coloque então o suco de limão e as raspas se for usar, a pitada de sal, o iogurte e os ovos. Bata por mais alguns minutos até todos os ingredientes incorporarem bem (passe a espatula na borda da batedeira para se certificar disso). Coloque essa mistura na fôrma, sob a camada da massa de bolachas.

Hora de levar para assar, em banho-maria. Pegue uma folha grande de papel alumínio e coloque a forma em cima, rodeando o alumínio em volta dela para proteger e evitar que a água do banho-maria entre na fôrma (já que ela é de fundo removível, né). Coloque então a fôrma com a cheesecake em uma fôrma maior que ela e acrescente água já quente, até cobrir metade da fôrma da cheesecake. Leve para assar no forno pré-aquecido por cerca de 45 minutos à 1 hora. O ponto é quanto você chachoalha um pouco o forno e a cheesecake está bem firme nas bordas e firme/meio não tão firme no centro. Não pode pegar cor nenhuma, o aspecto é esse ó:

A sua gracinha está pronta! Tire do forno, passe uma faca gentilmente na lateral da fôrma para soltar a cheesecake, espere 5 minutos e desenforme. Deixe gelar por cerca de 6 horas – ela é boa fria, esse tempo na geladeira garante isso, e também garante uma umidade linda.

Cobertura:

Cubra com que quiser. Essa eu cobri com caramelo salgado (vi a linda amada Raíza Costa fazendo desse modo e amei!). Para ter o caramelo salgado é só fazer isso: Em uma panela derreta 150g de açúcar até caramelizar, quando isso acontecer acrescente 120g de creme de leite fresco, mexa até ficar cremosinho, pronto, só cobrir sua cheesecake com ele. Depois de cobrir salpique uma pitadinha de flor de sal, para deixar o seu caramelo salgado. Pronto.

Seja feliz fazendo e comendo. Bon appétit!

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s