Um queijo de origem italiana, meio adocicado, todo cremoso e com cerca de 70% de gordura – o que faz dele um grande amigo para atingir consistências emocionantes nas sobremesas. É o principal ingrediente do tiramisù e pode ser usado para dar uma cremosidade carinhosa em muitos preparos, como no crème brûlée. Ele é mais simples de fazer em casa que achar nos mercados, vou provar:
Ingredientes:
- 500g de creme de leite fresco
- 3 colheres de sopa de caldo de limão
Modo de preparo:
Leve o creme de leite ao fogo médio em uma panela bonita que você goste (Paola Carosella me fez ver que é especial quando gostamos de nossas panelas), quando ele levantar fervura acrescente o caldo de limão e cozinhe por 5 minutos mexendo sem parar. Imagine o ácido do limão cortando o leite e o transformando em queijo, entenda a beleza disso. Após isso desligue o fogo. Coloque uma peneira em uma vasilha e cubra ela com um coador de papel resistente ou com aqueles panos de malha fina de escorrer queijo. Despeje a mistura da panela na peneira e deixe 3 horas em temperatura ambiente e depois uma noite na geladeira, para o soro escorrer. Pronto. Ele fica assim que nem o da foto, rindo pra você e te contando o quanto fazer em casa é libertador.
Super coincidência! Vi ontem uma receita que vai mascarpone e fiquei me perguntando onde encontrar… Melhor que encontrar é fazer! Principalmente com uma receita que já foi testada.
A receita que vou fazer é do Francis Mallmann, é essa aqui:
http://www.foodandwine.com/recipes/grilled-peaches-and-plums-mascarpone
Agora que eu descobri como faz o mascarpone, me falta encontrar cerejas frescas na minha cidade nessa época do ano. Se eu encontrar, vou fazer e te mando a foto.
Obrigada pela ajuda! =)
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oiii Fernanda!!!! Fico muito feliz de saber que a receita te ajudou!!! E que delícia essa receita parece! Adoro Francis!!!! Vou tentar qualquer hora com certeza! Obrigado pelo comentário! Beijão! 🙂
CurtirCurtir