Molho simples com combinações exatas.Compreender o ingrediente e saber o melhor do seu uso é respeitar o incrível da natureza e criar a melhor experiência de sabor (de sentidos) possível. Esse molho banha uma massa com força e tranquilidade, plenitude. Banha uma carne como um abraço gentil, que torna comê-la uma experiência afetiva e querida. Também pode ser base para dar fundo, sabor, genialidade e carinho à muitos pratos. É um presente poder fazer e comer isso. Receita completa abaixo, dividida com alma, com carinho.
Ingredientes (para uma quantidade que renda aproximadamente 2 porções – que cobririam, por exemplo, 2 pratos de alguma massa):
- Aproximadamente 100 g de cogumelos frescos (Eu usei shitake, shimeji também fica ótimo).
- 1 colher de sopa de manteiga (Nem pensar em substituir por margarina, clique aqui e saiba o porque)
- 1/2 xícara de chá de vinho branco
- 1/2 xícara de chá de água filtrada
- 2 colheres de sopa de shoyu
- 1 colher de sopa de molho inglês
- 1 dente de alho triturado
- Pimenta-do-reino à gosto
- Tomilho à gosto
- Sal à gosto
- Salsa picada ou desidratada à gosto
Modo de preparo:
Derreta a manteiga em uma panela, então acrescente os cogumelos, mexa e deixa fritar na manteiga por uns 2 minutos. Então acrescente todos os outros ingredientes (exceto a salsa) e deixe reduzir, deixe por pelo menos 10 minutos fervendo. Vá verificando o sal, acerte para tingir seu gosto. Se achar que o molho secou muito acrescente mais água para deixar na consistência desejada – sempre que por água deixa incorporar. Esse molho fica mais ralo e não tão grosso – se quiser uma consistência mais cremosa faça uma receita de roux e acrescente (para obter o roux é só derreter em uma panela 1 colher de manteiga, colocar uma colher de farinha de trigo e deixar cozinhar, mexendo sempre, por um minuto, e então acrescentar na receita). Prontinho! Finalize com a salsa e sirva com massas, carne ou com o que sua imaginação permitir!
Bon appétit!
Pingback: Cappelletti de Gorgonzola e Figo do Massas Romagnola (servido com Molho de Cogumelos e Vinho Branco)! | Quando a Cozinha é um Divã