Gratidão de todas as sextas. Cozinhando as 94 receitas do livro “Todas as sextas”, de Paola Carosella. Receita 19/94: Doce de leite. Receita 20/94: A minha infância feliz. 

Sexta-feira, dia do projeto “Gratidão de todas as sextas” – Cozinhar todas as 94 receitas do livro “Todas as sextas”, de @paolacarosella (Esse projeto tem um porque, clique aqui e leia o post que publiquei dia 11/11/16, explico lá tudo com todo meu coração). Receita 19/94: Doce de leite. Receita 20/94: A minha infância feliz. Ave Maria! Como doce de leite é bom, esse é bom pra caramba, demais da conta, à beça! Bom também foi ficar em volta da cozinha durante as 6 horas de cozimento lento e generoso do leite das santas vacas. Eu queria mesmo ficar ali, em volta da cozinha esse tempo todo. Em algum momento fiz algo errado (que ainda não entendi direito o que) e o leite subiu derramando um pouco. Uma sujeira. Foi muito divertido. Eu e meu irmão (que acompanhou o cozimento comigo) rimos muito de tudo em volta da situação. E a minha infância feliz? Uma sobremesa emocionante, que enche a gente de contrastes perfeitos – o iogurte com doce de leite, de chorar, peloamordedeus! Ela também me encheu de contato com outras horas, daquelas de tempos antigos, onde brincar de inventar o que comer preenchia tardes vazias. Um menino abria a geladeira e pensava. Com poucas coisas mas com muita criatividade e entusiasmo fazia o prato mais lindo da vida, ele achava. O nome dessa receita é perfeita – me traz mesmo a lembrança do meu caminho pra ser feliz quando eu era pequeno. Quantas lembranças hoje. A vida da gente tem muitos gostos. Hoje  eu só queria agradecer, por todos eles.

2 comentários Adicione o seu

  1. Ana Maria Nasc Campos disse:

    Aprendi a cozinhar observando minha mãe, que não era uma cozinheira de “mão cheia” como Paola ou Julia, mas trazia nos pratos simples e básicos que preparava, o amor por mim e por meus irmãos. Era o afeto e o cuidado em forma de alimento.
    Julia Child me cativou, assim como Paola Carosella, pelos mesmos motivos: a descoberta de seu dom, seu amor e entrega no núcleo de tudo o que faz e…
    …a simplicidade de ser.
    Encontrei esta sua página, procurando no Google por “Paola Carosella”.
    Li “Todas as Sextas” e amei a maneira como ela nos conta a sua história e estava à procura de mais.
    Sim, sempre procuramos histórias inspiradoras para nos orientar… a dela é, com certeza, uma dessas histórias.

    Obrigada, Rodrigo, por nos presentear com seu blog, por compartilhar conosco os sabores da vida.

    Ana Maria

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ana, querida! Seu comentário é um presente, obrigado por compartilhar sua sensação com o blog, isso é muito significativo pra mim! Eu que te agradeço, mesmo! Julia e Paola tocam marcas profundas em mim, e é sempre transformador chegar bem perto do trabalho delas. Adorei seu relato do seu contato afetivo com sua mãe através da comida dela – quando alguém cozinha e nos entrega comida entrega muita coisa junto, né? Um abraço grande com carinho!

      Curtir

Deixe um comentário