Conhecendo o ingrediente: Batata-doce.

sweet-potato-1615024_1280

Jatica (que em tupi-guarani significa “fruto enterrado”). Batata-doce. Ipome batatas. Um mundo de possibilidades se desenha diante dos meus sentidos quando olho uma batata-doce. Originária da América Latina, a batata-doce é muito presente nos laços culturais do nosso país. Tenho muitas memórias com batata-doce – Minha família gosta de boas e longas conversas. Muitas vezes essas conversas aconteceram em mesas cheias, de gente, de alegria e de batata-doce cozida, com casca, servidas com uma boa manteiga de garrafa do lado e café fresco. Eu sinto o cheiro dessa cena ao escrever isso. Além de ser boa para conversas longas com pessoas ótimas, a batata-doce é boa para os músculos, é antioxidante e até anti-inflamatória, veja vocês.

Ela também é conhecida como batata-da-ilha ou batata-da-terra. Seu sabor doce incrível incrementa muito bem uma série de pratos. Um tubérculo para amar muito. Batata-doce é boa pura – cozinhá-la e depois passar uma manteiga boa, e só. Também fica muito boa com carne de porco, com misturas de legumes assados, para fazer massas (como nhoque), assada com costela bovina, etc.

Além de muito saborosa, ela traz uma série de benefícios à saúde: Tem propriedades anti-inflamatórias, graças a vitamina C, vitamina B6, beta-carotena e manganês, ajudando na cura de inflamações internas e externas. Há elementos na batata-doce que ajudam a equilibrar o açúcar no sangue e também a combater o colesterol, ela também é ótima para o coração do diabético. A batata doce é muito consumida por atletas, por auxiliar o desenvolvimento muscular.

E você sabia que as folhas da batata-doce também podem ser consumidas? Pois é, elas tem sabor, alto valor nutritivo e podem ser preparadas como couve, por exemplo – ela precisa ser cozida um pouco. Lembrando que aquilo que normalmente descartamos pode, muitas vezes, oferecer muita coisa boa também. Aproveitem tudo de saúde, sabor e história que a batata-doce tem a oferecer. Confira algumas receitas abaixo e faça isso já! Depois de conhecer melhor um ingrediente, cozinhá-lo é diferente.

Clique aqui e veja uma sardinha de panela de pressão que ensino a fazer para comer junto com batata-doce. 

Clique aqui e veja uma carne de porco que ensino fazer para comer junto com batata-doce. 

Clique aqui e veja receita de chips de batata-doce.

Clique aqui e veja como fazer batata-doce assada com cenouras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s