Tem coisa mais divertida que cortar um petit gateau e ver o centro dele escorrer? Aff, que emoção que dá. Esse bolinho que tem como característica principal ser firme nas bordas e mole no centro tem vários nomes e versões na França – como o fondant au chocolat ou moelleux au chocolate – o que ensino hoje é a receita do moelleux, que aqui conhecemos como petit gateau! Nos Estados Unidos há uma popular versão praticamente igual, o Lava Cake (Bolo Lava de chocolate), nome que se deve ao efeito erupção que ele tem quando cortado. Moelleux significa macio ou mole em francês – e é o que a consistência dessa sobremesa nos oferece. É extremamente divertido prepará-la! Vem tentar fazer! Mas só se for para se divertir de algum jeito enquanto faz, se não for se divertir, não faça!
Ingredientes:
Para o preparo de 6 à 8 porções. Se quiser menos diminua as quantidades dos ingredientes proporcionalmente.
- 170g de chocolate meio amargo picado em pedaços bem pequenos
- 170g de manteiga em cubos – (Aproximadamente 3/4 de xícara de chá)
- 170g de açúcar mascavo claro (Aproximadamente 1 xícara de chá bem cheia).
- 85g de farinha de trigo (Aproximadamente 3/4 de xícara de chá)
- 6 ovos batidos
- manteiga amolecida e cacau em pó – para untar os ramequins
Modo de preparo:
Primeiro prepare os ramequins: Pincele todos com manteiga e depois polvilhe com cacau em pó, retire o excesso de cacau. Junte o chocolate e a manteiga em um recipiente e derreta (em banho maria ou não microondas), misture durante o derretimento. Em outro recipiente misture a farinha de trigo e o açúcar, e depois acrescente os ovos, após misturar um pouco acrescente nessa mistura o chocolate derretido. Misture tudo até ficar homogêneo.
Divida a mistura entre os ramequins que você untou no começo, e leve a geladeira por 1 hora (Essa é uma parte importante, a massa estando gelada fará com que você obtenha os bolinhos perfeitos na hora de assar – estando gelados o calor do forno demora mais de chegar ao centro dos bolinhos, e isso facilitará que o centro fique mole, que é o que queremos!).
Pré-aqueça o forno à 190 graus. Asse os bolinhos por 15 à 20 minutos – não asse demais, ou não terá o centro mole. O ponto certo é quanto fica firme nas bordas e um pouco pastoso no centro, enfiando um palito no centro ele deve sair úmido. Se quiser uma versão mais mole, que escorre já ao desenformar de tão liquido que o centro fica, asse por 11 minutos. Se quiser mais resistente, na média de 15 à 20 minutos. Após retirar do forno deixe descansar por 2 minutos.
Então desenforme nos pratos em que irá servir cada bolinho – Sinta a magia do momento de desenformar, é a coisa mais linda do mundo!

Versão mais mole que assou por cerca de 11 minutos apenas.
Sirva imediatamente, com sorvete ou frutas frescas. Que gracinha, né?
Bon appétit!
Pingback: Bolo Lava de Chocolate (Moelleux au Chocolat) com merengue de morango! | Quando a Cozinha é um Divã