Julia Child é um retrato perfeito do quanto revolucionário o ato de alimentar-se pode ser. Ela revolucionou sua história com a culinária, e também a história da gastronomia norte-americana (Clique aqui e veja o que já escrevi com muito amor e respeito sobre Julia, ficará mais legal fazer a receita após ler sobre ela). Conhecer a história de Julia Child foi uma das maiores inspirações que tive para criar o blog. Dividir essa receita é dividir um grande afeto que permeia meu contato com a cozinha, cozinhar algo de Julia é simbólico e sempre será. Receita delicada francesa, deliciosa, equilibrada, eficiente. Já dividi aqui a receita de uma tradicional Mousse de Chocolate Francesa (clique aqui e confira), mas considero essa da Julia mais encantadora e interessante ainda. Ponto importantíssimo: Cozinhe com a alegria e empolgação que a cozinha de Julia representa. Seja feliz fazendo, e bon appétit!
Ingredientes:
- 170g de chocolate meio amargo picado em pedaços pequenos
- 100g de manteiga sem sal (Nem pensar em substituir por margarina! Clique aqui e saiba o porque).
- 4 ovos
- 3/4 de xícara de açúcar comum
- 1/4 de xícara de café fresco (sem estar adoçado)
- 1/4 de xícara de rum (ou uma colher de chá de essência de rum).
- 1 pitada de sal
Modo de preparo:
Separe as gemas das claras dos ovos. Coloque as gemas em uma panela, fora do fogo, e bata com um fouet até ficarem um pouco mais claras. Em outra panela, coloque o açúcar e o café, dissolva e leve ao fogo até levantar fervura. Então incorpore essa mistura de café e açúcar as gemas aos poucos, lentamente, mexendo com um fouet sem parar (é importante colocar aos poucos e mexer sem parar para que a mistura quente não cozinhe as gemas inadequadamente). Quando finalizar e tudo estiver incorporado, reserve.
Coloque o chocolate em uma tigela e acrescente o rum, derreta em banho-maria ou no microondas.
Leve ao fogo em banho-maria a mistura de gemas, açúcar e café para cozinhar lentamente. Mantenha no fogo por 7 à 10 minutos, mexendo sempre vigorosamente, até a mistura ficar cremosa e com aspecto espumado. Retire então do fogo e leve a batedeira, e bata por 5 minutos. Reserve.
Acrescente no chocolate derretido com o rum a manteiga, e misture tudo para incorporar, até a manteiga estar completamente derretida e incorporada ao chocolate.
Depois incorpore a mistura de gemas à mistura de chocolate, e mexa bem.
Bata as claras em neve (em um recipiente bem limpo e seco). Quando a clara estiver já endurecendo acrescente uma pitada de sal e continue batendo até atingir o ponto exato de clara em neve.
Abra um espaço no recipiente onde estão as claras em neve e acrescente a mistura de chocolate e gemas. Então incorpore DELICADAMENTE as claras em neve a essa mistura, não bata nem mexa muito rápido, e mexa em movimento de baixo para cima – siga isso para não perder a leveza das claras em neve. Faça isso até que toda a mistura esteja incorporada. Em seguida, acomode a mistura nas taças que for servir e leve a geladeira para que adquira firmeza (cerca de umas 2 horas). Daí, é só servir. A experiência de prová-la é algo que deve emocionar.

Mas que gracinha…
Bon appétit! E obrigado Julia!
Pingback: Julia Child, com amor. | Quando a Cozinha é um Divã
Sempre tive vontade de fazer as receitas da Julia. Essa foi a primeira receita que testei e ficou incrível. Comprei o livro dela e sempre que posso, eu testo alguma receita dela. É incrível as receitas dela. É obrigada por terem postado essa receita aqui 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Gabriela! Fico muito feliz que tenha gostado da postagem! Julia é uma grande inspiração! Um grande abraço!
CurtirCurtir