
Cuca – palavra que fluiu da palavra alemã “kuchen”, que significa bolo. A cuca é um prato de origem alemã muito consumido no sul do Brasil. É uma espécie de bolo-pão, com uma farofa crocante por cima. Deliciosa, é uma herança cultural da colonização do sul do país, fazendo jus a gastronomia brasileira que dança entre tantas culturas e influências de todo o mundo. Eu adoro uma Cuca, é um prato aconchegante que abraça a gente. Confira receita completa abaixo! Fácil de fazer e difícil de errar – E o legal é fazer um prato tendo noção de que história ele conta e o que ele representa do lugar que vivemos e do espaço que hoje ocupamos. Agora que sabe um pouco vem tentar fazer, com maior consciência do que suas mãos irão produzir.
Ingredientes para a massa:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de leite
- 1 ovo
- 8 colheres (não muito cheias) de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de fermento biológico instantâneo
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 8 bananas-prata cortadas em fatias
- Caldo de meio limão taiti
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de canela
Ingredientes da farofa:
- 5 colheres de sopa de açúcar
- 6 colheres de sopa de farinha de trigo
- Cerca de 3 colheres de sopa de manteiga
- Canela em pó
Modo de preparo – primeiro a massa:
Antes de começar já deixe uma forma (média) untada, então inicie: Misture o açúcar, o ovo, a manteiga e o sal, batendo com um fouet (ou garfo) até incorporar bem. Acrescente a farinha de trigo, o leite e o fermento, mexendo bem até dissolver tudo. Coloque na forma. Então corte as bananas em rodelas, coloque em uma vasilha, acrescente o caldo do meio limão e a pitada de canela em pó, misture um pouquinho só e coloque as bananas sobre a massa na forma. Reserve enquanto faz a farofa. E já pré-aqueça seu forno à 200 graus.
Modo de preparo – a farofa: É só misturar todos os ingredientes com a mãos até formar uma farofa, se ficar muito seca pode colocar um pouco mais de manteiga, se ficar muito molhada um pouco mais de farinha, tem que atingir uma consistência mais seca para ficar crocante ao assar.
Coloque então a farofa na forma por cima das bananas. Deixe a massa crescer por 20 minutos e depois leve ao forno por 40 à 45 minutos – até ficar douradinha.
Protinho! Bon appétit, tchê!

Humm… que dizer ???
CurtirCurtir