Conhecendo o ingrediente: Funghi Secchi

Funghi Secchi Chileno – Reunião de espécies chilenas de cogumelos desidratados, como Coprinus, Tremella fuciformes e Enoki. Funghi é o plural de cogumelo em italiano, e Funghi secchi é o nome que se dá a cogumelos desidratados.

No hemisfério norte, principalmente na Itália, o funghi secchi mais famoso e usado é o Funghi Porcini, um cogumelo delicado e perecível que é comumente desidratado para garantir maior durabilidade. Aqui no Brasil o funghi secchi mais comum de se achar é o chileno – consiste em um “mix” de cogumelos comestíveis da região sul do Chile. O Funghi secchi chileno tem mais intensidade e força de sabor que o funghi porcini italiano, e também possui coloração mais escura.

O Funghi Secchi é incrível para fazer risotos e molhos, também gosto de usá-los no meu strogonoff. Tem uma durabilidade boa, bem maior que a dos cogumelos frescos, por isso dá para comprar em uma quantidade maior e ter em casa para os dias em que a criatividade aflorar.

Uma experiência emocional com o ingrediente: De sabores intensos, eles nos convidam à um encontro inescapável com a essência do ingrediente, com sua marca e alma. Ele invade o paladar gradualmente até atingir uma sensação plena de sua composição, como a apresentação de alguma sinfonia que singelamente nos chama a atenção até nos estasiar por completo.

Como prepará-los para uso? Lave-os em água corrente rapidamente, sem deixar muito tempo, se não a água leva propriedades interessantes do ingrediente. Para usá-los hidrate-os com água morna ou vinho branco (depende de sua receita, para risotos eu hidrato com vinho branco). 20 minutos no liquido de hidratação de sua preferência já são suficientes – e use o liquido que os hidratou para a receita que for fazer, ele fica com bastante sabor.

Quer uma sugestão do que fazer com funghi secchi? Clique aqui e veja minha receita de risoto de funghi! 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s