Como fazer Risoto de Funghi

20150301_125605

Cogumelos: suaves mas ao mesmo tempo intensos e marcantes. Os frescos tem mais frescor e os secos mais intensidade e força (Eu amo cortar cogumelos frescos, é um movimento tão suave e harmônico que parece uma dança). Cogumelos são surpreendentes, eles tem algo de mistério na sua aparência e sabor – a natureza traz sensações lindas em suas composições engenhosas.  E poucas coisas combinam tanto com risoto como cogumelos! Essa receita é fácil e deliciosa, vem ver!

Ingredientes:

  • 1 xícaras e meia de chá de arroz arbóreo
  • 100 gramas de funghi secchi, (pode usar a variedade que quiser de funghi,os desidratados são mais intensos, mas pode ser fresco também)
  • Meia cebola grande picada em cubos ou 1 pequena
  • Uma xícara de chá de vinho branco
  • Aproximadamente 5 xícaras de chá de caldo de legumes
  • 4 colheres de sopa de manteiga – no mínimo (Nem pensar substituir por margarina, clique aqui e saiba o porque)
  •  Queijo parmesão ralado à gosto
  • Sal à gosto (Eu acho suficiente o sal do caldo, porém prove, se achar necessário acrescente em sua receita umas pitadas de sal)
IMG_20150302_203708

Cogumelos Shitake

Modo de preparo:

A primeira coisa é hidratar o cogumelo se ele for o seco. Corte o funghi (no caso do shitake, cortei em tiras) e coloque em água morna ou vinho branco por uns 20 minutos.

Ferva o caldo de legumes em uma panela e depois mantenha em fogo baixíssimo, apenas para mantê-lo quente. Coloque 2 colheres de manteiga em uma panela grande (onde irá preparar todo o risoto, precisa ser espaçosa), em fogo médio, e assim que ela derreter coloque a cebola, refogue até ela ficar reluzente (uns 3 minutos).Então acrescente o arroz e vá mexendo ele na panela, por uns 3 minutos. Acrescente então o vinho e mexa sem parar até ele evaporar.

IMG_20150302_211051

Escorra a água do funghi e junte ele na panela, refogue por uns 3 minutos.  Coloque então cerca de 1/3 do caldo e continue mexendo. Quando começar a secar e a consistência começar a ficar cremosa, acrescente mais caldo, e continue mexendo até ir secando novamente. Repita o processo até o arroz ficar no ponto de seu agrado (tradicionalmente tem que ficar mais durinho – cozido mas ainda rígido (al dente), mas se preferir deixe mais molinho. Quando colocar a última remessa de caldo não deixe secar tanto.

Quando chegar no ponto desligue a panela e acrescente as outras 2 colheres de manteiga e queijo parmesão ralado (manteiga e queijo em risoto, quase nunca é demais), e sirva em seguida!  Aspargos frescos cozidos acompanham lindamente esse prato!

Bon appétit… ah não, hoje é Buon appetito!

Um comentário sobre “Como fazer Risoto de Funghi

  1. Pingback: Ovo poché com molho de vinho tinto (Oeufs en meurette) e Risoto Funghi – Veja como fazer! | Quando a Cozinha é um Divã

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s