
Gnocchi! – Nasceu na cozinha pobre italiana, sendo uma herança positiva dos períodos de guerra, onde a escassez exigia que as pessoas criassem refeições com poucos ingredientes. Assim como a baguete francesa (o pão do povo) o nhoque na Itália surge diante da necessidade de alimentar a família com o que se tinha. Ao longo da história ele se sofisticou, ganhou as batatas, e sua fama ganhou o mundo. Como não amar um nhoque totalmente artesanal, feito em casa pelas suas mãos com amor e humanidade? Como não amar descobrir que essa belezinha é mais fácil de fazer do que parece? Pois é, temos muito para entender sobre o quanto fazer em casa ao invés de comprar pronto pode ser transformador! Lembrando a lei da vida: Nhoque bom tem muito mais batata que farinha de trigo! Com essa informação tudo dará certo!
Ingredientes:
- 1kg de batatas (as amarelas, mais comuns de encontrar servem bem mas a melhor é a batata asterix).
- Cerca de 200g de farinha de trigo
- 2 gemas
- Sal e pimenta-do-reino à gosto
- 1 pitadinha de noz-moscada ralada
Modo de preparo:
Comece descascando as batatas e as colocando para cozinhar – se preferir pode por para cozinhar primeiro e depois descascar, como quiser. Cozinhe em água fervente ou no vapor. Quando estiver totalmente cozida, escorra, coloque em um recipiente e amasse, fazendo um purê. Para um purê mais perfeito, passe 2 vezes naquelas espremedores se tiver ao invés de amassar, se não vai no garfo mesmo. Em seguida, faça um buraquinho no meio do purê e acrescente metade da farinha, as 2 gemas, o sal, a pimenta e a noz-moscada. Comece misturando as gemas no centro e então vá misturando tudo. Amasse até obter uma massa homogênea – vá colocando mais farinha apenas se precisar, quanto menos melhor, você só precisa de farinha até a massa ter uma liga e estrutura mínima pra fazer os rolinhos e cortar. Esfarinhe uma superfície e pegue um pedaço da massa e faça rolinhos, cilindros, depois vá cortando os pedaços (pedaços de 2cm são o ideal) – lembre-se de sempre que precisar polvilhar farinha para não grudar. Conforme for cortando polvilhe farinha nos pedaços e procure não sobrepor um pedaço no outro, para evitar que grude. Feito isso gente, já ta pronta sua massa de nhoque! Agora é só cozinhar!
Ferva água, coloque sal nela e então coloque os pedaços de nhoque, quando subirem a superfície é porque já cozinhou – não deixe passar do ponto, subiu já tira da panela e escorra, é uma massa fresca sensível! Se passar fica molengo demais! Escorra e sirva com o molho de sua preferência! Eu ensino aqui no blog a fazer um molho de tomate rústico caseiro que fica MARAVILHOSO com esse nhoque! Clica aqui e confira a receita!

Essa receita serve umas 6 pessoas, caso sobre você pode congelar a massa crua (já cortada nos pedaços em formato de nhoque) para preparar outro dia! Enrole-a em um papel filme ou guarde em um pote bem fechado, depois leve ao congelador.
Buon appetito!