De tudo que já fiz na cozinha até hoje, um dos momentos mais mágicos que já experimentei foi o cheiro de amanteigados assim que saem do forno. Sério, é algo que vai revolucionar sua experiência olfativa! Acho que o paraíso deve cheirar assim. Na hora de buscar um grande amor, eu passei a ter como meta casar com alguém que me faça sentir algo tão bom quanto o que sinto ao cheirar amanteigados recém-assados. Enfim, claro que não é só o cheiro. Essas delicias crocantes tem muitos outros adjetivos que as fazem uma perdição! Vamos à receita!
Ingredientes:
- 100g de manteiga sem sal gelada (Metade daqueles bloquinhos mais comuns de encontrar por aí – E jamais substituir por margarina! Entenda melhor a diferença entre manteiga e margarina clicando aqui).
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro
- 1 xícara de café (não muito cheia) de creme de leite que bate chantilly (acrescente ele na receita sem bater pra virar chantilly, é ele liquido mesmo!)
- Meia colher de café de sal
- 1 colher de chá de essência de baunilha
Modo de preparo:
O primeiro passo é cortar a manteiga gelada em pedaços pequenos, colocar em um recipiente e adicionar a farinha de trigo, assim:
Depois você vai esmagar a manteiga na farinha com seus dedinhos até que a manteiga e a farinha virem uma farofinha uniforme, assim ó:

O lendário cheiro de amanteigados já começa nessa etapa, gente! Sinta o cheiro dessa farofinha e comece a entender a poesia dos amanteigados!
Em seguida acrescente o açúcar de confeiteiro, o creme de leite, o sal e a baunilha, e misture tudo, amassando gentilmente com a mão. Você não deve amassar muito, apenas o suficiente para misturar todos os ingredientes, se não você não terá amanteigados crocantes! Depois de misturar a massa, faça uma bola com ela e coloque-a sobre um pedaço de papel filme, dê uma amassada nessa bola para que vire um disco, então cubra com mais papel filme e coloque para descansar na geladeira por 1 hora.
Esse tempo de descanso é fundamental para que o glúten da farinha relaxe e seus amanteigados fiquem crocantes!
Um pouco antes de terminar o tempo de descanso vá pré-aquecendo seu forno à 190 graus. Quando passar a 1 hora de descanso retire a massa da geladeira, abra o papel filme sobre uma superfície e então, com um rolo (ou com as mãos se você preferir) abra a massa, até que ela fique na espessura que você vai querer seus biscoitos – na imagem abaixo deixei os meus na espessura que prefiro, mais finos). Então, com a ajuda de um cortador, corte seus biscoitos. Você pode usar qualquer tipo de cortador, ou uma faca se quiser improvisar.
Depois de cortados coloque os biscoitos em uma forma untada (não precisa deixar muito espaço entre um e outro porque eles não crescem), faça furinhos neles com um garfo (para que liberem ar). E uma mágica para deixar essas belezuras bem crocantes: Antes de colocar no forno, coloque a forma com os biscoitos no congelador por 3 minutos! Em seguida retire do congelador e coloque direto no forno pré-aquecido à 190 graus. Deixe assar até que comecem a dourar nas bordas, o que leva de 20 à 30 minutos. E Voilà! Seus maravilhosos biscoitos amanteigados estão prontos! E chega o momento principal: Cheirar os biscoitos assim que saem do forno. Você sentirá o cheiro do paraíso e sua vida olfativa na cozinha jamais será a mesma! Olha que gracinha eles:
E ah! Você pode confeitá-los como quiser! Cobrir com chocolate, polvilhar açúcar de confeiteiro por cima, colocar crocantes por cima do chocolate, seja criativo, pop, underground e invente! Mas sem confeito nenhum eles já são maravilhosos de comer!
Bon appétit!
Pingback: Tarde com a paz dos amanteigados, geleia de amora e earl grey. | Quando a Cozinha é um Divã
Pingback: A cozinha transforma os ingredientes e o cozinheiro. | Quando a Cozinha é um Divã
Bom dia, Rodrigo!
Precisa mesmo fazer os furinhos? Queria fazer p presentear, mas, sem furar
Obrigada!
CurtirCurtir
Oi Lay! Boa tarde! Já fiz sem, pode acontecer deles crescerem um tico e não ficarem tão retos, mas quase nunca acontece isso! Faz tranquila!
CurtirCurtir