Como fazer Crème Caramel (Pudim de leite com calda de caramelo)!

20150118_150058

Crème caramel – Fazer caramelo é uma aventura. Tem quem odeie. Eu amo. Esperar o açúcar se transformar direito, respeitando o movimento sutil que ele precisa e a temperatura adequada é uma arte que a gente precisa de calma para executar. No crème caramel o caramelo é fundamental, então você precisa conseguir fazer um de respeito. Essa receita é a versão original francesa, aqui no Brasil temos o pudim de leite – a diferença entre eles é que aqui no Brasil fazemos com leite condensado (o que se deve a nossa herança portuguesa que tem apreço por doces beeeem doces). A versão francesa é mais equilibrada em doce e não tem leite condensado. Adoro ambas. Não conheço quem não tenha alguma memória feliz com uma boa colherada de um crème caramel/pudim correto e bom – com caramelo perfeito, doce equilibrado, sem mil bolhinhas de ar dentro e cremoso de verdade (quando assa demais, é uma tristeza). Te ensino essa receita do jeito mais generoso que consegui. Você só precisa de leite, ovos, açúcar e baunilha. Adocica, meu amor.

Ingredientes:

  • 500 ml de leite
  • 2 colheres de sopa de essência de baunilha (ou uma fava de baunilha)
  • 3 colheres não muito cheias de sopa de açúcar (aproximadamente 60 g)
  • 3 ovos
  • 2 gemas
  • Para a calda: Uma xícara de chá bem cheia de açúcar e 2 colheres de sopa de água.

Modo de preparo:

Primeiro faça a calda de caramelo: Coloque uma camada de açúcar em uma frigideira e coloque em fogo médio. Quando essa camada começar a derreter coloque mais uma camada. Vá fazendo isso até usar toda a xícara cheia de açúcar. Quando o açúcar todo estiver derretido coloque a água (cuidado nessa parte para não espirrar caramelo em você). Procure não mexer o caramelo com colher, vá apenas fazendo movimentos circulares com a frigideira, para ajudar a derreter. Mexer com a colher pode fazer o caramelo cristalizar, pois agita as moléculas do açúcar!

As fases do preparo do caramelo. As duas primeiras imagens são do processo de derretimento por camadas graduais, conforme explicaod na receita. A penúltima imagem é o açúcar já todo derretido, e a última imagem é já depois de por a água. Tente deixar o seu caramelo sempre perto dessa cor, se ficar muito escuro fica amargo.

As fases do preparo do caramelo. As duas primeiras imagens são do processo de derretimento por camadas graduais, conforme explicaod na receita. A penúltima imagem é o açúcar já todo derretido, e a última imagem é já depois de por a água. Tente deixar o seu caramelo sempre perto dessa cor, se ficar muito escuro fica amargo.

Feito isso, espalhe o caramelo nos potinhos que você irá assar seu pudim (potinhos que podem ir ao forno), forre o fundo todo dos potinhos com caramelo. Faça isso rapidinho, o caramelo endurece rápido! Se você preferir pode por em uma forma grande, se quiser fazer um pudim grandão ao invés de 6 pequenos! No caso de potinhos pequenos, você precisará de 6 potinhos (ramequins).

Os potinhos com o fundo forrado de caramelo.

Os potinhos com o fundo forrado de caramelo.

Pré-aqueça o forno à 150 graus. Coloque o leite em uma panela e junte a baunilha. Se você for usar a fava de baunilha corte ela ao meio (no sentido de comprimento) e coloque no leite. Se for usar a essência só junte ao leite também. Usar a fava faz diferença, deixa mais acentuado o tom da baunilha, mas vai ficar bom dos dois jeitos! Leve o leite ao fogo e quando levantar fervura desligue (se você usou a fava, depois de ferver tire ela do leite e descarte). Misture os ovos e as gemas com o açúcar, e depois vá acrescendo lentamente no leite quente, sempre misturando. Não bata muito, evite criar muitas bolhas.

20150117_233925

Coloque essa mistura nos potinhos que você colocou o caramelo (ou na forma grandona), leve-os para uma assadeira e encha ela com água fria até cobrir metade dos potinhos.

20150117_234921

Asse por aproximadamente 1 hora, ou até o creme ficar firme nas bordas e meio mole no meio.Retire-os do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente, depois cubra-os com um papel filme e leve a geladeira por 4 horas, ou por 1 noite.

20150118_012122

Antes de servir passe uma faca nas beiradas para ajudar a soltar, e coloque cada potinho em água fervente por cerca de 30 segundos, para dar uma amolecida e sair fácil. Então coloque um prato virado sobre o potinho e vire os dois juntos, se for necessário dê uma sacudidazinha para o pudim sair. Prontinho! Fica tão fofinho, né? Ah! Sirva gelado e bon appétit!

20150118_145527

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s