Aquilo que faz “creck” – Receita de Chips de Batata doce! O singelo estralar do creck ao morder o alimento nos conta da beleza da possibilidade de transformação ao cozinhar. A natureza nos da a batata, e a gente pode fazer muita coisa dela, inclusive fazer o creck – com um chips de batata doce. O “creck” da mordida de um chips é um barulhinho que entusiasma – creck lembra snack, lembra coisa de comer papeando, lembra descontração, lembra diversão – e particularmente me lembra Cyndi Lauper porque eu fiz uma vez morrendo de ouvir Cyndi e aí pra sempre chips de batata doce vai lembrar ela – Vem aprender e se divirta fazendo – just want to have fun… ow uouuu…
Ingredientes:
- Batatas doces (com casca ou descascadas, você quem sabe!) – o quanto quiser fazer.
- Óleo de sua preferência ou azeite de oliva
- Sal à gosto
- Pimenta-do-reino à gosto
- Tomilho ou alecrim (ou outra erva que goste do aroma)
Modo de prapro:
Corte as batatas em rodelas bem finas, então as coloque em um recipiente com água e algumas pedras de gelo e deixe de molho por 15 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno à 200 graus. Após isso retire e seque as batatas com um pano ou papel absorvente. Em seguida pincele as fatias com o óleo ou azeite, de ambos os lados, e coloque em uma forma grande (sem sobrepor as rodelas). Polvilhe sal, pimenta, a erva de sua escolha e leve ao forno por cerca de 30 minutos (virando as rodelas na metade do tempo), ou até dourar no tom desejado. Prontinho! Antes de servir experimente e acerte o sal se for o caso!
Se quiser fazer no microondas, coloque as rodelas sobre um papel toalha, deixe 6 minutos, vire elas e deixe mais 2 minutos – Eu prefiro no forno!