
Tartine – do verbo francês “tartiner”, que significa “espalhar no pão” – nada mais é do que um sanduíche aberto. Um pão com algo em cima. Existem inúmeras opções de recheio e de pães para fazê-las – desde a tradicional preferida dos franceses – baguete com manteiga e geleia – até outras mais elaboradas. Na verdade é um prato bem simples de fazer, coisa bem “sanduíche” mesmo, mas com a sofisticação e charme francês.
Essa receita é de uma tartine doce, em homenagem à Páscoa! Fácil e linda, vamos lá!
Ingredientes:
- Fatias de pão – quantas quiser fazer. E o tipo de pão você que escolhe! Eu gosto para essa tartine de pães menos densos – tipo baguete ou pão de fôrma (nessa receita usei pão de fôrma). Se quiser uma autêntica baguete francesa para acompanhar clique aqui e veja como fazer baguete – super simples!
- Chocolate em barra (o de sua escolha também) – e a quantidade é de acordo com a quantidade de tartines que você irá fazer.
- Azeite de Oliva
Modo de preparo:
Coloque a barra de chocolate no freezer por uns 10 minutos, e depois rale ela (ou pique com uma faca). Pincele azeite de oliva nas fatias de pão e em seguida cubra com o chocolate ralado. Leve então ao forno (À uns 200 graus) por cerca de 10 minutos, ou até as tartines estarem levemente crocantes e o chocolate estar já derretido. Se quiser, coloque mais azeite antes de servir, eu adoro. Um azeite bom nunca é demais. Prontinho! Simples e uma delícia! Aproveite-as!
Bon appétit!