Brigadeiro. Tão brasileiro, tão simples e tão paradisíaco! Durante o tempo que fiquei no Canadá fiz algumas vezes e levei para algumas festas, era engraçadíssimo ver o encanto de pessoas que não tinham ideia do que era aquilo (canadenses e amigos de outras nacionalidades) experimentando e em seguida fazendo uma cara de quem achou o convite dourado para a Fantástica Fábrica de chocolate! Esse doce está tão dentro de nossa realidade que seu sabor sem igual é anexo ao nosso paladar e não surpreende tanto mais a gente. Na verdade depende, eu me surpreendo toda vez que como a primeira colherada de uma panela de brigadeiro… não sei como parar de me surpreender com ele.
Hoje ensino a fazer essa receita tradicional de um modo especial (eu estava com saudade de rimar). O segredo são as quantidades exatas e ingredientes de qualidade – usar manteiga ao invés de margarina, chocolate em pó e não achocolatado, chocolate meio amargo para equilibrar o leite condensado. Exatidão e simplicidade! Vamos lá!
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher de chocolate em pó (50% de cacau)
- 1 colher de manteiga (Manteiga mesmo! Entenda aqui o porque você jamais deve substituir manteiga por margarina!) ou 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem (isso mesmo, dá pra usar azeite e fica incrível).
- 1 xícara de chá (sem ser cheia) de chocolate picado (use o que preferir, eu uso um meio amargo de qualidade, pra mim oferece o melhor resultado).
- 50 g de creme de leite (cerca de 1/4 daquelas caixinhas mais simples de encontrar por aí) – Esse item é opcional, mas eu gosto que deixa a textura mais delicada e cremosa.
Modo de preparo:
Simples e encantador: Coloque todos os ingredientes em uma panela em fogo médio (exceto a manteiga), e vá mexendo sem parar. Quando notar que está quase em ponto de fervura acrescente a manteiga, e continue mexendo.
O ponto do brigadeiro é quando ele desgruda facilmente do fundo da panela. Então coloque em um prato e deixe esfriar. Depois disso é só enrolar e confeitar usando toda sua criatividade, veja sugestões abaixo! Ou se for o dia de preguiça coma na panela mesmo, eu também amo! Para fazer as bolinhas não esqueça de passar manteiga na mão! Essa receita rende 50 brigadeiros pequenos ou 25 médios!
Oi, também prefiro fazer meus brigadeiros com o chocolate meio amargo…dá um equilíbrio delicioso né? Parabéns pelo site, as fotos são deliciosas…rs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Adoro o amargo e sua intensidade! Muito obrigado pelo comentário! Fico muito feliz que goste!
CurtirCurtir