Acabei de postar a receita de um tempero à base de alho e coentro (receita de mainha, que muito traz de sua origem nordestina). Agora corro pra compartilhar a receita de algo que uso muito esse tempero: Farofa de carne de sol! Farofa é um poço de criatividade, há muitas coisas que podemos fazer quando o assunto é farofa, quase tudo pode virar farofa, daí sua conexão com a versatilidade da culinária nordestina: As tantas farofas possíveis se relacionam com a necessidade, que impele a ser criativo, ter que criar um prato com o que se tem – só para lembrar que um prato típico sempre tem um traço da história de um povo. Essa farofa é simples, sem muitos acréscimos, gosto muito dela, da simplicidade, força e marca cultural que ela me traz! E o sabor é pra mim muito harmônico. Uma carne com farinha, e ponto final. Vem ver como faz!
Ingredientes:
As quantidades são uma referência, varie de acordo com seu gosto.
- Cerca de 400g de carne de sol picada em pedaços pequenos
- Farinha de mandioca (a mais fina possível) – o quanto bastar
- 1 colher de sopa de azeite de dendê
- 1 colher de sopa de manteiga (eu uso de garrafa)
- Meia cebola média picada em cubos
- Tempero à base de alho e semente de coentro (Clique aqui para ver como fazer esse tempero) – Esse é meu modo de temperar a farofa, mas você pode usar seu jeito, colocando desde apenas sal até outras coisas que queira e ache que combine.
Modo de preparo:
Deixe a carne de molho em água fria na noite anterior ao preparo – é bacana que fique 12 horas ao menos de molho. Ao iniciar o preparo escorra a água da carne. Então coloque a carne em uma panela, complete com água e coloque no fogo, quando levantar fervura, deixa ferver por 5 minutos e então escorra. Reserve a carne. Em uma panela de pressão coloque 2 colheres de sopa de óleo, ligue em fogo médio e então acrescente a cebola e uma pequena pitada de sal (para soltar água da cebola), espere dourar e então coloque a carne. Em seguida acrescente cerca de uma colher de chá rasa do tempero de alho e semente de coentro, misture e acrescente o dendê e a manteiga. Doure um pouco a carne (por uns 10 minutos), então coloque uma quantidade de água suficiente para cobrir a carne, feche e deixe na pressão por uns 20 minutos. Então desligue, espere sair a pressão e abra a panela, verifique se a carne está cozida, se ainda não estiver deixe mais uns 10 ou 5 minutos na pressão. Após, tire da pressão e volte a panela para o fogo, mantenha aberta e vá mexendo, até secar a água. Após isso ficará apenas a gordura – verifique a quantidade de gordura, se achar que é excesso retire um pouco – mas lembre que não pode ter pouca gordura, a gordura que umedece a farofa. Verifique o sal, se necessitar de mais, acrescente mais do tempero de alho e semente de coentro. Após verificar o sal, o cozimento da carne e a quantidade de gordura, chegou a hora de acrescentar a farinha. Coloque a farinha com o fogo ligado no mínimo, e vá acrescentando aos poucos até atingir seu gosto. Eu gosto de um ponto onde a farinha fique mais molhada, então não coloco em excesso. Uma dica é despedaçar alguns dos pedaços de carne, para uma mistura mais plena da carne com a farinha. Após terminar de colocar a farinha deixe no fogo, mexendo sempre, por mais uns 5 minutos. Pronto! Aproveite essa delícia, que pode acompanhar muita coisa, ou sozinha já é um prazer!
Bom apetite!