Como fazer a tradicional poutine canadense com molho gravy!

IMG-20151107-WA0008

Um dos maiores (se não o maior) prato com identidade canadense é a Poutine – batatas fritas, queijo e molho gravy (um molho velouté à base de carne), uma combinação sensacional!  O prato originário de Quebec (parte francesa canadense), é facilmente encontrado em qualquer lugar no Canadá (inclusive é destaque no Mc Donald’s de lá). Essa delícia atravessou a fronteira e hoje é bem presente em New York também. Uma saborosa festa de carboidratos perfeita para o rigoroso inverno canadense. Sempre é maravilhoso notar o quanto um prato está de alguma forma conectado com a geografia, clima, hábitos culturais e possibilidades agrícolas do local de sua origem, um prato típico traz sempre a história de onde vem, isso é mágico!

Quem viaja para o Canadá não pode deixar de provar uma autêntica Poutine, é obrigatório! Mas você também não precisa esperar ir para lá para provar essa delícia, é fácil fazê-la em casa! Vem cá que eu te ensino!

20140402_195402
Dundas Square – Downtown de Toronto – onde se encontra em todo lado as deliciosas Poutines!

Ingredientes:

As quantidades são para fazer um molho que cubra 2 porções individuais grandes de batata. Se precisar de mais é só dobrar proporcionalmente.

  • Batatas (de preferência inglesas) cortadas naqueles bastões comuns (nem muito finos nem muito grossos)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 1 xícara de chá de caldo de carne (você pode usar aquele caldo que sai da carne quando você cozinha ou assa ela – caldo que você pode guardar congelado para usar quando surgir uma possibilidade). Você pode usar caldos artificiais diluídos numa quantidade de água que dê 1 xícara de chá, porém nada como um natural.
  • 1 dente de alho triturado
  • 1 colher de sopa de molho inglês
  • Sal e pimenta-do-reino à gosto
  • Queijo coalho (o suficiente para as porções que você fará).

Modo de preparo:

Antes de começar deixe as batatas (já cortadas) de molho em água fria (para obter maior crocância), e então vá preparar o molho gravy – o molho de carne que irá cobrir as batatas e queijo. Faça um roux: Aqueça a manteiga e quando ela estiver derretida acrescente a farinha de trigo. Mexa com um fouet até a mistura atingir uma coloração castanho escuro (queremos um roux mais escuro), o que leva uns 2 ou 3 minutos. Em seguida acrescente o caldo de carne, o alho, a pimenta e o molho inglês, e mexa sem parar – cozinhe por cerca de 5 minutos, ou até o molho atingir uma consistência aveludada (estamos fazendo um preparo de molho velouté, a denominação francesa para esse tipo de molho – que nada mais é do que um caldo (de carne, frango ou vegetais) engrossado com roux). Verifique o sal e acerte se necessário. Deixe o molho pronto e reserve.

Corte o queijo coalho em pedaços pequenos, mais ou menos assim:

IMG-20151107-WA0009

Então é só fritar as batatas (pode ser em óleo vegetal comum, mas no Canadá costumam fritar com banha).

Daí é só montar: Colocar a porção desejada de batatas no recipiente que irá servir, colocar a quantidade desejada de queijo e cobrir com uma generosa quantidade de molho (aqueça-o antes de servir, o molho precisa estar beeeem quente!). Eu não coloco sal nas batatas, acho o sal do molho suficiente.

IMG-20151107-WA0010

Prontinho! É só se deliciar e viajar para o Canadá através do paladar! Bon appétit!

 

3 comentários Adicione o seu

  1. Sebast disse:

    Poutine tem o molho mais escuro e não vai tanto queijo (que pode descaracterizar o prato)

    Curtir

    1. Comi de tantas formas, em proporções diferentes, acho que fica sinceramente bom nessas quantidades. Mas agradeço seu comentário, na próxima vez que fizer vou pensar sobre. Obrigado!

      Curtir

Deixe um comentário