Como fazer a tradicional poutine canadense com molho gravy!

IMG-20151107-WA0008

Um dos maiores (se não o maior) prato com identidade canadense é a Poutine – batatas fritas, queijo e molho gravy (um molho velouté à base de carne), uma combinação sensacional!  O prato originário de Quebec (parte francesa canadense), é facilmente encontrado em qualquer lugar no Canadá (inclusive é destaque no Mc Donald’s de lá). Essa delícia atravessou a fronteira e hoje é bem presente em New York também. Uma saborosa festa de carboidratos perfeita para o rigoroso inverno canadense. Sempre é maravilhoso notar o quanto um prato está de alguma forma conectado com a geografia, clima, hábitos culturais e possibilidades agrícolas do local de sua origem, um prato típico traz sempre a história de onde vem, isso é mágico!

Quem viaja para o Canadá não pode deixar de provar uma autêntica Poutine, é obrigatório! Mas você também não precisa esperar ir para lá para provar essa delícia, é fácil fazê-la em casa! Vem cá que eu te ensino!

20140402_195402

Dundas Square – Downtown de Toronto – onde se encontra em todo lado as deliciosas Poutines!

Ingredientes:

As quantidades são para fazer um molho que cubra 2 porções individuais grandes de batata. Se precisar de mais é só dobrar proporcionalmente.

  • Batatas (de preferência inglesas) cortadas naqueles bastões comuns (nem muito finos nem muito grossos)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 1 xícara de chá de caldo de carne (você pode usar aquele caldo que sai da carne quando você cozinha ou assa ela – caldo que você pode guardar congelado para usar quando surgir uma possibilidade). Você pode usar caldos artificiais diluídos numa quantidade de água que dê 1 xícara de chá, porém nada como um natural.
  • 1 dente de alho triturado
  • 1 colher de sopa de molho inglês
  • Sal e pimenta-do-reino à gosto
  • Queijo coalho (o suficiente para as porções que você fará).

Modo de preparo:

Antes de começar deixe as batatas (já cortadas) de molho em água fria (para obter maior crocância), e então vá preparar o molho gravy – o molho de carne que irá cobrir as batatas e queijo. Faça um roux: Aqueça a manteiga e quando ela estiver derretida acrescente a farinha de trigo. Mexa com um fouet até a mistura atingir uma coloração castanho escuro (queremos um roux mais escuro), o que leva uns 2 ou 3 minutos. Em seguida acrescente o caldo de carne, o alho, a pimenta e o molho inglês, e mexa sem parar – cozinhe por cerca de 5 minutos, ou até o molho atingir uma consistência aveludada (estamos fazendo um preparo de molho velouté, a denominação francesa para esse tipo de molho – que nada mais é do que um caldo (de carne, frango ou vegetais) engrossado com roux). Verifique o sal e acerte se necessário. Deixe o molho pronto e reserve.

Corte o queijo coalho em pedaços pequenos, mais ou menos assim:

IMG-20151107-WA0009

Então é só fritar as batatas (pode ser em óleo vegetal comum, mas no Canadá costumam fritar com banha).

Daí é só montar: Colocar a porção desejada de batatas no recipiente que irá servir, colocar a quantidade desejada de queijo e cobrir com uma generosa quantidade de molho (aqueça-o antes de servir, o molho precisa estar beeeem quente!). Eu não coloco sal nas batatas, acho o sal do molho suficiente.

IMG-20151107-WA0010

Prontinho! É só se deliciar e viajar para o Canadá através do paladar! Bon appétit!

 

Anúncios

Um comentário sobre “Como fazer a tradicional poutine canadense com molho gravy!

  1. Pingback: Poutine – A deliciosa orgia de carboidratos! | Quando a Cozinha é um Divã

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s