Com fazer Empanadas! – O sabor autêntico de toda América espanhola!

IMG-20160403-WA0039

Empanadas, In-panis, in-panata –  “encerrar um alimento em massa ou pão para depois ser assado”. Arte espanhola que atravessou o oceano junto com os conquistadores, e hoje é marco cultural de toda América espanhola – cada país da América Latina desenvolveu sua empanada característica, por isso há uma diversidade imensa nos modos de rechear, montar, etc. Assim como tantos outros pratos, comer uma empanada é comer história, herança, resquícios das aventuras humanas no mundo, das miscigenações e encontros. Aprenda a fazer a melhor massa que conheço de empanadas (inspirada na receita da chef argentina Paola Carosella). Arriba los latinos!

Ingredientes (Para cerca de 35 empanadas):

  • 500g de farinha de trigo
  • 150g de banha de porco.
  •  1 xícara de chá de água morna não muito cheia.
  • 1 pitada de sal
  • Para pincelar: 1 gema, 2 colheres de sopa de leite e açúcar para polvilhar

Modo de preparo:

Coloque a farinha e o sal em um recipiente, acrescente a banha e misture. Vá acrescentando a água aos poucos o suficiente para obter uma massa lisa e macia (se for o caso pode usar mais que uma xícara de água para chegar no ponto), misture até dar o ponto e então enrole a massa em um papel filme e deixe na geladeira por 1 hora (ou por 1 dia) – essa etapa é bem importante para obter uma massa crocante.

IMG-20151030-WA0030

Depois dessa etapa sua massa está pronta! Ao tirar da geladeira você já pode trabalhá-la! Polvilhe um pouco de farinha de trigo na superfície que for abrir a massa, abra a massa até ficar bem fina e use um cortador ou improvise um. Importante: A massa precisa ser bem fina (não é massa de esfirra!), para que fique bem crocante!

IMG-20151030-WA0031

Recheie com o recheio de sua preferência e inicie a parte mais divertida: Fazer o “repulgue” – o fechamento das empanadas! Molhe o dedo na água e passe nas bordas do disco, e então dobre-o – e aí é só fazer o fechamento final. Há diversos modos de fechar a empanada, achei um vídeo (segue abaixo) que ilustra certinho o processo! Dá uma olhada nele e você entenderá fácil! (Ignore o áudio esquisito! #risos).

Repulgue sucesso! Eeee!

Repulgue sucesso! Eeee!

Após montar as empanadas pincele com a mistura feita com gema e leite, depois polvilhe um pouco de açúcar por cima, e por último fure delicadamente a superfície da empanada com um garfo (para escapar o vapor necessário). Leve ao forno pré-aquecido à 225 graus (A temperatura do forno precisa ser bem alta mesmo, para proporcionar um dourado mais característico) e asse até ficarem bem douradas por cima! – eu gosto bem douradas, o dourado transforma completamente o sabor delas, intensifica, eu amo! Para atingir o dourado que gosto leva cerca de 15 minutos, porém vá verificando e deixe as suas na cor que preferir. E prontinho! Sinta o sabor autêntico da América espanhola!

IMG-20160403-WA0030

Mais dourada – como gosto!

IMG-20151030-WA0033

Menos douradas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s