A magia da cozinha fica tão evidente quando juntamos 2 coisas que isoladas são apenas algo sem muito brilho, mas que juntas viram praticamente estrelas de Hollywood. Esse molho veste pratos com a roupa certa, encanta e abrilhanta (essa palavra existe?) muitos preparos simples. Ele fica sensacional para regar um humilde ovo poché, que deixará de ser humilde.
Ingredientes:
- 1 cebola picada
- Cerca de metade de um talo de alho-poró bem picado
- 1 cenoura picada
- 1 colher de sopa de bacon picado
- 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem.
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 500 ml de caldo de carne morno (o caldo que fica depois que uma carne é assada ou cozida é perfeito, bem melhor que os artificiais).
- 1 colher de sopa de molho de tomate
- 165 ml de vinho tinto
- Tomilho à gosto
- Louro á gosto
- Salsinha à gosto
- Pimenta-do-reino à gosto
Modo de preparo:
Comece a dourar o bacon em uma panela, espere 1 minuto e acrescente o azeite, os vegetais e temperos todos. Retire-os da panela com uma escumadeira e acrescente a manteiga na panela, espere derreter e coloque a farinha de trigo (faça um roux), mexa sempre até ficar em um tom mais escuro (um castanho bem escuro). Vá acrescentando aos poucos o caldo de carne morno, mexendo sem parar. Adicione a massa de tomate e vinho tinto e mexa até misturar bem tudo. Coloque de volta na panela o bacon com os vegetais que você havia tirado. Cozinha tudo em fogo brando por cerca de 15 minutos (não deixe ferver). Passe o molho na peneira, e então prove o sal, acertando se achar necessário. Prontinho! Você pode manter na geladeira por uns 5 dias, ou até congelar.
Como eu disse acima, com ovo poché fica divino! Bon appétit!
Pingback: Ovo poché com molho de vinho tinto (Oeufs en meurette) e Risoto Funghi – Veja como fazer! | Quando a Cozinha é um Divã