Poucos ingredientes adequadamente temperados, com harmonia e respeito. Esse risoto de tomate fica com uma cor suave assim como seu sabor, um bom acompanhamento, as vezes bom até sozinho com um pouco de parmesão por cima – acho sempre interessante um prato que pode protagonizar sendo servido sozinho ou acompanhar. É uma oscilação de papéis, flexibilidade poética, hora figura, hora fundo. Os papéis que ocupados, pelo risoto de tomate ou por nós na vida, depende de como as coisas são vistas.
Ingredientes:
- 2 xícaras e meia de chá de arroz arbóreo
- 1 xícara e meia de chá de tomate italiano picado ou tomates-cereja cortados ao meio (com casca e tudo)
- Meia cebola grande picada em cubos ou 1 pequena
- Uma xícara de chá de vinho branco seco
- Aproximadamente 5 xícaras de chá de caldo de legumes (Se for usar de cubos, dissolva 2, melhor sempre fazer um caldo natural de legumes perfumados em casa, né? Mas se não der, eu entendo).
- 4 colheres de sopa de manteiga (Nem pensar substituir por margarina, clique aqui e saiba o porque).
- 10 colheres de sopa de queijo parmesão ralado e mais um pouco para usar na hora de servir.
- Sal à gosto
- 1 colher de chá de páprica defumada
- 1 colher de chá de páprica doce
- Pimenta-do-reino à gosto
- Tomilho à gosto
- Folha de louro à gosto
- Manjericão fresco à gosto
- 2 dents de alho esmagados
Modo de preparo:
Ferva o caldo de legumes em uma panela e depois mantenha em fogo baixíssimo, apenas para mantê-lo quente. Coloque 2 colheres de manteiga em uma panela grande (onde irá preparar todo o risoto, precisa ser espaçosa), em fogo médio, e assim que ela derreter coloque a cebola, o alho e todas as ervas (exceto o manjericão), refogue até ela ficar reluzente (uns 3 minutos).Então acrescente o arroz e vá mexendo ele na panela, por uns 3 minutos. Acrescente então o vinho e mexa sem parar até ele evaporar.
Coloque então cerca de 1/3 do caldo e continue mexendo. Quando começar a secar e a consistência ficar cremosa, acrescente o tomate e metade do caldo restante, e continue mexendo até ir secando novamente. Depois vá colocando a última parte do caldo aos poucos, checando o ponto do risoto, vá colocando o necessário para atingir o ponto exato, que é quando o arroz fica parte macio parte durinho e úmido (normalmente leva uns 20 minutos até atingir esse ponto).
Quando chegar nesse ponto desligue a panela, verifique o sal e acrescente as outras 2 colheres de manteiga e as 4 colheres de queijo parmesão ralado, jogue as folhas de manjericão fresco por cima e sirva em seguida! Coloque um pouco mais de parmesão por cima para servir.
Buon appetito!