Para temperar é preciso respeito e sensibilidade. Respeitar o que o ingrediente suporta e recebe equilibradamente, harmonizar a erva com a carne, com a força do sal (que deve ser medida e controlada), criando uma experiência que liberte o melhor de cada ingrediente. Respeitar o ingrediente é compreender com amor e delicadeza as possibilidades que a natureza oferece, mergulhando de modo pleno nos sabores que o mundo tem, que o mundo é. Tomilho, laranja e frango são para mim uma trindade linda, que juntos dançam e mostram algo lindo de sentir. Aprenda abaixo um tempero para frango que faço, que amo, que sinto.
Ingredientes (para temperar cerca de 600g de filés de frango):
- Tomilho (fresco ou seco) à gosto
- 2 dentes de alho amassados
- O suco de uma laranja grande
- Sal à gosto
- Pimenta-do-reino à gosto
- Cerca de 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
Modo de preparo:
Simples, sem segredos. Tire o frango da geladeira um tempo antes de temperar, para que esteja o mais próximo da temperatura ambiente. Com ele já higienizado e cortado em filés, coloque em uma tigela e acrescente todos os ingredientes, misture com as mãos, apertando levemente com os dedos mas sem muita força para não esmagar os filés. Após misturar bastante deixe descansar fora da geladeira por pelo menos 20 minutos antes de cozinhar (eu tempero as vezes 2 horas antes de preparar, ou até um dia antes). Eu os faço grelhados. Daí é só criar molhos e acompanhamentos que sua imaginação permitir, e ser feliz.
Pingback: Receita de Molho de Laranja e Tomilho! | Quando a Cozinha é um Divã
Pingback: Frango grelhado com molho de laranja e tomilho, arroz com pimenta cambuci e abobrinha e cebola grelhada! | Quando a Cozinha é um Divã