Receita tradicional francesa de mousse de chocolate!

??????????????

Mousse em francês significa “espuma”. Uma sobremesa que nasceu no início de 1900, em plena Belle Époque francesa, uma das épocas mais lindas, de onde às vezes eu acho que sou. Inventada pelo artista francês Henri Toulouse-Lautrec, era inicialmente chamada de “maionese de chocolate”.

Um clássico francês. Simples, mas que precisa ser exato. Ovos, manteiga, açúcar (os eternos protagonistas da confeitaria francesa) e chocolate – é tudo que você precisa. Experimente muito mais que o resultado final dessa receita, experimente também a suavidade ao prepará-la – Mergulhe com delicadeza e percepção aos momentos, valores e “encontros” que a cozinha pode te oferecer. Quase todo mundo sorri por fora ou por dentro ao comer uma mousse de chocolate – vamos sorrir então!

Essa receita rende 4 porções pequenas ou 3 grandes.

Ingredientes:

????

Modo de preparo:

Coloque o chocolate e a manteiga em um recipiente e derreta em banho maria. Coloque as gemas em um recipiente (eu gosto de tirar a pele da gemas, diminui a presença forte do aroma de ovo, você pode fazer isso com os dedos ou com uma peneira específica para isso) e acrescente 1 colher de sopa de açúcar, leve ao banho maria e bata com um fouet por cerca de 1 minuto (bata sem parar para não deixar a gema endurecer e criar flocos). Então acrescente essa mistura de gemas na mistura de chocolate, mexa bem para incorporar.

?????

Bata as claras em neve em uma batedeira. Quando elas começarem a subir acrescente o restante do açúcar (1 colher e meia de sopa) e continue batendo em uma velocidade mais baixa, até atingir o pico duro (em que fica firme e não se movimenta quando você vira de lado o pote da batedeira). Então acrescente metade das claras na mistura de chocolate, mexa delicadamente, com movimentos circulares de baixo para cima. Em seguida acrescente a outra metade e mexa da mesma forma. Delicadeza nessa etapa é o segredo para uma mousse leve como deve ser, então mexa com paciência.

????

 Quando as claras desaparecerem está bom de misturar. Coloque em recipientes e leve à geladeira por no mínimo 2 horas. Antes de servir decore como quiser (peneirando cacau em pó ou com raspas de chocolate).

????

??????????????

Pronto, lindo e encantdor. Bon appétit!

Anúncios

3 comentários sobre “Receita tradicional francesa de mousse de chocolate!

  1. Pingback: Receita Francesa de Torta de Mousse de Chocolate! | Quando a Cozinha é um Divã

  2. Pingback: Receita da Mousse de Chocolate da Julia Child (Julia’s Mousse au Chocolat). | Quando a Cozinha é um Divã

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s