Na última quinta-feira eu tive a indigesta experiência de bater o carro – ok que não foi algo que se diga “Nossa! Como ele bateu o carro!”, foi apenas um “encostar e amassar levemente”, mas a experiência de parar o trânsito, sentir na pele a “pressa” de quem quer passar (nem que seja por cima de você) nessa correria metropolitana frenética é muito desagradável. Mas enfim, o dono do carro que encostei foi uma pessoa extremamente gentil que equilibrou toda aquela impaciência dos outros. Tudo ficou bem, fui pra casa, chegando fui para a cozinha preparar o jantar – Eu queria um molho de tomate caseiro lindo, perfumado, saboroso – eu queria um dia melhor depois de tudo aquilo. Ao começar a cortar os tomates senti a tensão que aquele dia havia deixado em mim, e cortar os tomates era como, de algum modo, pensar a respeito das tensões cotidianas e dissolvê-las, transformando as experiências de um dia ao mesmo tempo que se transforma os ingredientes durante o preparo da receita – A elaboração e criatividade faz algo bom – na vida e na cozinha. O molho de tomate caseiro me deu um dia melhor.
À parte minha vida emocional, essa receita é incrível. Aprendi ela com uma aula da Chef Paola Carosella (Uma Chef sensacional que é também jurada do MasterChef Brasil). Vale mega à pena!
Essa receita é para aproximadamente 400g de massa de macarrão – mas você pode usá-la como e com o que preferir.
Ingredientes:
- 800 g de tomates inteiros
- 5 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
- 1 cebola média picada
- 1 dente de alho esmagado ou picado
- Tomilho à gosto
- Louro (umas duas folhas está bom)
- Orégano à gosto
- Sal
- Pimenta do reino
- Manjericão fresco
(Se as ervas forem todas frescas o resultado é incrivelmente melhor!).
Modo de preparo:
O Primeiro passo é cortar os tomates. Tire apenas a parte do cabinho do tomate, depois corte-os como você preferir (eu prefiro pedaços maiores).
Agora coloque a panela em que irá preparar o molho no fogo médio, espere a panela aquecer e só depois dela quente coloque o azeite (assim o perfume do seu azeite fica na comida e não evapora ao esquentar junto com a panela). Coloque então a cebola e uma colher de café de sal (o sal ajuda a cebola a liberar água durante a fritura, e cozinha ela de uma forma melhor e mais saborosa). Depois de cerca de 1 minuto acrescente as ervas (exceto o manjericão), misture um pouco e coloque só agora o alho (se fosse acrescentado junto com a cebola ele queimaria, pois seu tempo de cozimento é outro). Misture mais um pouco e então acrescente o tomate, misture e então aumente o fogo (estava médio pois era o necessário para fritar a cebola e os temperos, agora queremos que o tomate cozinhe, solte sua água e encorpore os temperos, e aumentar a chama nos trará isso de uma forma adequada), acerte o sal. Tampe a panela (para não perder a concentração de calor, sabor e vapor ). Deixe desse modo por 10 ou 15 minutos (sem abrir para mexer) e então tire a tampa – seu molho já estará incrível. Verifique a consistência dele, para deixar do seu gosto (se estiver com pouca água e o molho estiver meio “um purezinho” você pode acrescentar água filtrada para deixá-lo mais liquido). Após desligar o fogo acrescente as folhas inteiras de manjericão fresco.
Simples, sofisticado e elaborado de forma adequada, respeitando todos os ingredientes.
Aproveite e experimente o que algo bem feito na cozinha pode te proporcionar.
Pingback: Quando a Cozinha é um Divã
Pingback: Como fazer Bruschetta – autêntica e simples. | Quando a Cozinha é um Divã
Pingback: Fazer molho de tomate caseiro em casa significa aprender. | Quando a Cozinha é um Divã
Nossos molhos, inspiração, e a paixão por ele são gêmeas!
CurtirCurtir