Receita de Bolinhas de Baguete (Quenelles de Baguettes)!

?????

Preparar essa receita me lembrou os bolinhos abstratos e lúdicos que eu tentava criar quando era criança, preenchendo de gastronomia e fantasia as tardes de depois da escola. Eu juntava tanta coisa para criar massas que pudessem ser fritas ou assadas… (risos). Muitas ficavam bem  ruins, mas me sinto maravilhoso ao recordar das lembranças daquelas tardes. Quando a gente ama culinária, até as receitas que dão errado trazem algo de certo, de bom.

 Essa receita francesa fácil, útil (para aproveitar as sobras de baguete) e fofa, eu aprendi com a linda Rachel Khoo! É simples e rapidinho de fazer, e é um excelente acompanhamento para muitos pratos (principalmente pratos molhados, pois elas absorvem molhos muito bem!). Eu já as comi acompanhando carnes (com molhos), sopas, cremes, churrasco e outros pratos. Elas também pode ser uma opção para servir como petisco ou entrada acompanhada de algum molho de sua opção (eu já fiz como entrada acompanhadas de molho rosa agridoce, molho azedo e molho de queijo, ficaram boas com todos!).

Ingredientes:

  • 200g de baguete ou outro pão dormido (com casca e tudo)
  • 250 ml de leite
  • 1 pitada de noz-moscada, sal e pimenta-do-reino à gosto
  • 1 punhado de salsa picada
  • 1 ovo
  • Cerca de 2 à 3 colheres de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de manteiga bem cheia para fritar as bolinhas

Modo de preparo:

Corte a baguete em cubinhos e coloque em uma tigela.

?????

Ferva o leite e despeje sobre eles. Mexa para que todos os pedacinhos absorvam o leite por igual, então cubra com um pano e deixa descansar por 12 minutos. Em seguida tempere com a noz-moscada, pimenta-do-reino, sal e a salsa, misture um pouco. Acrescente o ovo, coloque 1 colher de farinha de trigo e mexa, então verifique a consistência (a mistura deve ficar úmida e só levemente pegajosa), se ainda estiver muito molhada acrescente mais 1 colher de farinha, e verifique de novo, se necessário acrescente mais 1 colher, até obter a consistência mencionada (olhe na foto em que elas estão fritando na frigideira para ter uma ideia melhor da consistência ideal). Molhe as mãos com água para a massa não grudar e modele as bolinhas (não precisa ficar bolinhas perfeitas!). Renderá de 12 à 14 bolinhas (menores que uma bola de golfe). Derreta a manteiga em uma frigideira e frite as bolinhas (elas douram rápido, cerca de 5 minutos). Vire para que doure todos os lados.

?????

E prontinho gente! Como eu disse, tradicionalmente é um acompanhamento, mas também pode ser servido com molhos como entrada! Aproveite as sugestões que dei acima e também invente seu jeito de consumi-las!

?????

Bon appétit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s