Muffins de Croque-madame da Rachel Khoo!

20150219_202115

Rachel Khoo é uma linda (principalmente quando usa aquele batom vermelhíssimo ♥)! Eu amo as receitas e o modo como ela lida com a culinária francesa. É uma britânica que estudou e trabalhou com moda na Inglaterra, porém sua paixão por confeitaria a fez se render a gastronomia. Largou tudo e foi morar em Paris, estudou na lendária Le Cordon Bleu e hoje é uma sensacional e inspiradora chef! Seu programa (que virou livro) “A pequena cozinha em Paris” é sensacional e oferece muitos modos de mergulhar na culinária francesa. Bom, depois de toda essa referência, ficará ainda mais inspirador se aventurar em uma de suas mais famosas receitas: Muffins de Croque-madame. Aqui no blog já vimos a receita do croque-monsieur – o famoso sanduíche francês! Para ter um Croque-madame basta colocar um ovo por cima do croque-monsieur. Para que essa gracinha tenha um aspecto de muffin, Rachel o faz de um modo diferente, confira abaixo!

Ingredientes:

  • 1 receita de molho mornay (O molho mornay você obtém misturando de 50g à 100g de queijo gruyère ou parmesão ralado e uma pitada de cravo em pó (o cravo é opcional) à uma receita de molho bechamel – acrescente o queijo durante o preparo do bechamel, 1 minuto antes de desligar a panela – (Clique aqui para ver como fazer uma receita de molho bechamel)
  • 6 fatias de pão de forma sem a casca (se o pão de forma for grande é melhor!)
  • Manteiga amolecida para passar nas fatias de pão (o suficiente)
  • 6 fatias de presunto
  • 6 ovos inteiros
  • Um pouco de queijo parmesão ou gruyère para colocar por cima (opcional).
  • Você precisará de uma forma para muffins ou cupcakes.

Essa quantidade é para o preparo de 6 muffins.

Modo de preparo:

A primeira coisa à fazer é deixar seu molho mornay pronto (veja as instruções a cima que explicam isso). Estando o molho pronto, é hora de preparar as fatias de pão. Você precisa achatar as fatias de pão com um rolo, amassando elas, para que fiquem assim:

20150219_192123

Pincele um pouco de manteiga nos dois lados das fatias de pão. Agora você colocará as fatias de pão nos buracos da forma de muffin (ou cupcake), fazendo o pão ficar num formato de copo (observe como na imagem abaixo). Pré aqueça seu forno à 190 graus, então faça a montagem na seguinte ordem: Coloque o presunto, depois o ovo (atenção, se o ovo for muito grande e você notar que irá transbordar, retiro um pouco da clara!), coloque uma pitadinha de sal e pimenta do reino sobre o ovo à gosto. Então coloque de 1 colher e meia à 2 colheres de molho mornay sobre o ovo (vá dosando as colheradas de molho por igual sobre os  6 muffins, para que nenhum fique sem molho), e por último polvilhe queijo por cima. Observe na imagem esse passo a passo:

Slide1

Então leve os muffins ao forno por cerca de 15 à 20 minutos (o tempo na verdade depende do ponto em que você gosta dos seus ovos, então vá verificando com um garfinho!). Prontinho gente, essa gracinha francesa está pronta! Sirva imediatamente e seja muito feliz!

A cara deles assim que saem do forno!

A cara deles assim que saem do forno!

20150219_202110

20150219_202201

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s