
Ovos são presenças ilustres em muitos pratos da cozinha francesa, presentes de vários modos em tanta coisa… Depois de me aventurar na culinária francesa passei a ter um olhar mais admirador e respeitoso para ovos! São tantas aplicações e possibilidades que chega a ser quase mágico! Ovos são uma verdadeira joia! Sem exageros, gente! (Ou com exageros sinceros!) ♥
Essa é mais uma receita francesa, que caí muito bem servida como entrada ou como prato principal acompanhado de um pãozinho. Ela é uma gracinha, e simples!
Ingredientes:
- 1 receita de molho mornay (O molho mornay você obtém misturando de 50g à 100g de queijo gruyère ou parmesão ralado e uma pitada de cravo em pó (o cravo é opcional) à uma receita de molho bechamel – acrescente o queijo durante o preparo do bechamel, 1 minuto antes de desligar a panela – Clique aqui para ver como fazer uma receita de molho bechamel)
- 4 Ovos
- Sal, Pimenta-do-reino e noz-moscada à gosto
- Alho-poró cortado em rodelas (opcional)
- Um pouco de queijo parmesão ou gruyère ralado para finalizar.
Modo de preparo:
Tudo é tão simples que chegar a parecer besta. Mas é lindo, delicioso e sofisticado! Comece pré-aquecendo seu forno à 180 graus. Pegue 4 ramequins (ou qualquer tigelinha que possa ir ao forno – até mesmo xícaras de chá) e coloque em cada um deles uma colher de sopa bem cheia do molho mornay, em seguida coloque algumas rodelas de alho-poró. Então coloque um ovo inteiro por cima, coloque um pouco de sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Coloque então outra colher de molho mornay por cima, e espalhe um pouquinho de queijo parmesão ou gruyère ralado.
Coloque os ramequins em banho-maria em uma forma (com a água já morna), coloque água até cobrir metade da altura dos ramequins. Leve ao forno por cerca de 20 minutos, porém vá verificando o ponto das gemas, para que elas fiquem ao seu gosto.
Depois que tirar do forno, decore com umas rodelinhas de alho-poró, cebolinha ou a erva fresca perfumada que tiver. E prontinho! Aproveite!
Bon appétit!
Obs: Esse é um jeito que gosto bastante de fazer, mas há varias formas. Você pode fazer a base (primeira camada do fundo) com o que quiser – cebola refogada na manteiga, cogumelos refogados, purê, etc – colocar o ovo e ao invés do molho mornay usar creme de leite puro na última camada, salpicando noz-moscada, sal e pimenta para temperar e finalizando com queijo. A ideia é ter um ovo cozido no forno em banho maria numa mistura cremosa. Use sua criatividade (e o que tem em sua geladeira).
