Como fazer Galette de batatas e pera com roquefort (Galette aux pommes de terre et poires avec roquefort).

20150118_142356

Pera, queijo e batatas. Combinação interessantíssima, que bem feita pode proporcionar um sabor lindo! A pera tem um tom mistério mesmo, que sempre pareceu me dizer: “Eu não sou só isso, eu posso mais…” E depois de tentar essa receita francesa eu entendi isso tudo. Um brinde as inúmeras possibilidades da pêra! Eeeee!

Ingredientes:

  • 4 batatas
  • 1 pera firme
  • 100g de queijo roquefort ou outro queijo azul (essa receita tradicional usa esse tipo de queijo, mas você pode colocar outro se quiser (Nessa das fotos eu usei parmesão), os mais fortes combinam mais.

Modo de preparo:

Antes de tudo pré-aqueça seu forno a 200 graus. Corte as batatas (descascar é opcional) em fatias finas, de 2 à 3 mm de espessura.

20150118_111211

Forre uma assadeira com papel manteiga e coloque as batatas, sobrepondo uma fatia na outra. Descasque a pera e corte em cubos, e espalhe-os pelas batatas.

20150118_113234

Depois coloque o queijo por cima, despedaçando ele e espalhando bem. Tome cuidado para que o queijo fique mais no centro das batatas, se ficar todo na beira vai derreter e escorrer, e assim não irá “temperar” a batata.

20150118_123308

No modo tradicional não se coloca outro tempero (como sal), espera-se que o queijo seja suficiente para dar o sabor. Porém você pode colocar sal a gosto.  Leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até as batatas estarem coradas e meio sequinhas nas bordas. E prontinho! Aproveite esse prato simples e sofisticado ao mesmo tempo. Legal servi-lo como entrada ou acompanhamento – e assim que sair do forno!

20150118_142110

Essa receita é a tradicional francesa, mas você pode usar sua criatividade e pensar em varias formas de combinar assados de batata com peras. Eu já fiz batatas doces misturadas com batatas lisas assadas com peras e regadas a um molho de mostarda e mel, também ficou maravilhoso!

Bon appétit!

Anúncios

2 comentários sobre “Como fazer Galette de batatas e pera com roquefort (Galette aux pommes de terre et poires avec roquefort).

  1. Eita, mas essa receita me deu água na boca! Tá certo que eu não gosto de queijo, mas nada que a criatividade não resolva. Aliás, tenho vivido grandes dilemas em substituições de ingredientes, uma vez que morar no interior não é proveitoso (gastronomicamente falando). E ainda por cima, as peras daqui são sempre verdes e super caras, mas a receita leva pouca coisa, dá para investir sim rs. Farei e lhe direi no que as alterações resultaram.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s