Uma mistura de vegetais que tem frescor, certa cremosidade e muita cor. Ratatouille é assim. Existem muitas variações e receitas, inclusive é difícil achar um jeito padrão de fazer ou receita original, visto que até na França há muitas controversas no preparo do Ratatouille. É o tipo de prato que sempre da para colocar um pouco da sua identidade ao fazer – e isso pode ser bem legal para nos conectarmos com maneiras mais intuitivas de cozinhar. Essa receita é uma bem próxima do que seria a “original” do Ratatouille, com os principais ingredientes e sem adições. Eu amo tanto o gosto dele, um tom doce dançando no tom dos legumes… bem lindo de sentir.
Ingredientes:
- Alho esmagadinho (cerca de 1 dente)
- 1 cebola bem picada (em cubos pequenos)
- 1 berinjela cortada em fatias finas (você pode usar um fatiador para fazer isso).
- 1 abobrinha cortada em fatias finas (que nem a berinjela)
- 1 pimentão vermelho sem sementes cortado em fatias finas
- 1 pimentão amarelo sem sementes também cortado em fatias finas.
- 6 tomates cortados em pedaços grandes (em cerca de 4 pedaços cada tomate). Se seus tomates forem muito grandes pode por uns 4 ou 5 só.
- 2 colheres de sopa (não muito cheias) de açúcar.
- Sal a gosto
- Azeite (quantidade também a gosto, mas sem exageros!)
- 1 ramo de tomilho (se preferir pode usar folha de louro).
Foto antiga que lembra coisas de uma cozinha de outras horas, que eu não quero nunca esquecer
Modo de preparo:
A primeira coisa é cortar os legumes, e o corte é uma parte importante do Ratatouile. Para um resultado bem bonitinho e satisfatório siga a orientação “fatias finas” que indiquei nos ingredientes. Corte tudo antes de começar o cozimento.
Pré-aqueça seu forno à 200 graus. Refoque a cebola, o alho e o tomilho (ou as folhas de louro) em um pouco de azeite. Em seguida acrescente nessa refoga a berinjela, e cozinhe até ela ficar macia (mas sem deixar amolecer muito), cerca de 6 minutos. Então desligue o fogo.
Coloque todos os outros legumes em uma forma, e junte a berinjela cozida. Coloque um pouco de sal (à gosto), regue com um pouco de azeite. Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 1 hora.
Depois retire do forno, tire o papel alumínio e descarte, mexa os legumes um pouco, verifique o sal e acerte se for necessário. Salpique o açúcar por cima e então coloque novamente no forno, com o grill ligado, e deixe por mais uns 8 minutos (até ver pequenas partes dos legumes grelhando). Retire então do forno e acrescente mais um pouquinho de azeite. Pronto, gente! Simples assim. Sirva quente (há quem goste de frio, eu prefiro quente!). Bon appétit!