Uma gracinha da culinária francesa que tem um pezinho na Alemanha (“Quiche” vem da palavra alemã “Kuchen” que significa “bolo”). É um prato tradicional de Lorena, região francesa que faz fronteira com a Alemanha. Ela é simples e sem segredos, basicamente massa, ovos e bacon, tradicionalmente não vai queijo, mas acho incrível colocar. O mais interessante pra mim da quiche é a versatilidade – além de poder criar mil opções de recheio, quiche é uma coisa que cai bem para tantas ocasiões: você pode fazer uma quiche pro almoço descontraído, pro jantar elegante, pro café da manhã, pra mãe, pra amiga, pra inimiga, pro crush ou pra você só mesmo comer de tarde assistindo Friends. Essa princesinha francesa é pau pra toda obra e eu amo isso.
Ingredientes:
Massa:
- 90g de manteiga amolecida
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 colher de café de sal
- 1 xícara e meia de farinha de trigo
- 2 gemas
- 2 colheres de sopa de água gelada
Recheio:
- Bacon cortado em cubos (o quanto você desejar – o ideal é aproximadamente 150g).
- 4 ovos
- 2 gemas
- Claras (para pincelar a massa).
- Aproximadamente 300g de creme de leite
- 1 colher de chá de sal
- Pimenta do reino à gosto
- Noz-moscada à gosto
- Aproximadamente 300g de algum queijo ralado (uso gruyère ou emmental, mas muçarela também serve) – originalmente a quiche não vai queijo! Mas eu amo colocar. É totalmente opcional.
Modo de preparo:
Comece pela massa: Misture a manteiga com o açúcar e o sal, até ficar assim:
Acrescente então a farinha, as gemas e a água gelada. Misture tudo com as mãos, se a massa ficar muito quebradiça coloque mais colheres de água gelada. Após isso faça uma bola com a massa, coloque sobre um papel filme e cubra a massa completamente com ele. Deixe então descansar na geladeira por 1 hora.
Depois do descanso retire a massa da geladeira, abra ela com um rolo (ou se preferir com as mãos) e forre uma forma de torta (de aproximadamente 25 cm de diâmetro), a forma precisa ter uns 3 cm de profundidade pelo menos, pra não derramar o recheio. Depois de ajeitar a massa na forma pincele com a clara dos ovos, e então coloque na geladeira enquanto prepara o recheio.
Pré-aqueça o forno à 190 graus. Doure o bacon numa frigideira, retire e coloque sobre um papel toalha, reserve. Bata de leve em uma tigela (com um fouet) os ovos e as gemas, junte o creme de leite, o sal e os temperos (cuidado para não exagerar na noz-moscada, meia colherzinha de café é suficiente!). Bata para misturar tudo.
Retire a massa da geladeira e espalhe o bacon sobre ela. Se for colocar queijo, essa é a hora de espalhar ele todo sob o bacon. Se você quiser pode colocar mais coisas no recheio (desse modo não será mais uma Quiche Lorraine tradicional, mas será a sua Quiche Lorraine, criativa e reinventada! Uow!). Eu gosto de por presunto, às vezes cogumelos… enfim.
Após isso acrescente a mistura de ovos e então coloque no forno.
Asse por cerca de 50 minutos, ou até o recheio ficar firme e dourado. Prontinho! Sua espetacular Quiche Lorraine está pronta!
A receita é para uma Quiche de 25 cm de diâmetro. Se quiser maior dobre proporcionalmente os ingredientes e faça do mesmo modo.
Bon Appétit!
Pingback: Música para cozinhar – Mais uma francesa, a que fez a Quiche Lorraine me tirar pra dançar: “Petite fille, ne crois pas”, do artista Antoine. | Quando a Cozinha é um Divã
Pingback: A tarde quente, a Quiche Lorraine, e a poesia que as mãos fazem. | Quando a Cozinha é um Divã
Pingback: Receita de Quiche e o sabor da França. | Quando a Cozinha é um Divã
Quando inicio a leitura de um blog de gastronomia, sempre vou no índice de receitas, para procurar receitas tradicionalmente famosas, independente de sua origem (se bem que, se for da cozinha francesa, já me alegro, antes mesmo de começar a ler) Fiquei muito feliz de encontrar em seu blog, várias receitas cuidadosamente elaboradas, com o devido respeito que toda receita merece.A diferença está no estudo, na pesquisa e, principalmente, em querer dividir. Sucesso pra você !
CurtirCurtido por 1 pessoa
Izadora, querida! Seu comentário é um presente. Muito obrigado por fazê-lo! Fico muito feliz que goste e encontre esses aspectos nesse trabalho que faço com tanta coisa de mim. Abraço grande! Espero que aproveite o blog!
CurtirCurtir