Cinema e Gastronomia. Filme Chocolate – a história das possibilidades de sabores disponíveis na vida.

chocolate-filme

Quando se fala da faceta emocional que a culinária tem podemos encontrar no cinema diversas referências que mostram uma conexão subjetiva com o ato de alimentar-se. Comer é simbólico, é um evento cultural que pode sempre movimentar algo de emoção na gente. É por isso que agora o “Quando a cozinha é um Divã” terá uma categoria todinha dedicada ao cinema e suas obras relacionadas à gastronomia! Porque às vezes o cinema pode ser tão divã quanto sua cozinha! Vamos então estrear essa categoria linda falando de um clássico lindo:

Em muitos momentos se soube o que é emoção verdadeira dando a primeira mordida na barra de chocolate, não é a toa que o nome dessa obra, que fala de gastronomia e vida afetiva, é “Chocolate”. O filme (título original: Chocolat, Imagem Filmes, 2000) mostra de forma sensível e envolvente esse movimento afetivo que comer pode despertar. Mesmo considerando a licença poética do filme e toda ficção, a magia sugerida na obra não é ilusória. Os amantes da cozinha sabem que sentimentos tais como experimentados no filme de alguma forma são reais, pois existe sim algo de inusitado e tocante nessa arte. E o mais belo está em ver na ficção e poesia um encontro com a realidade que nos é possível experimentar quando algo nos é significativo.

filmes-297-fotos-chocolat_19

O filme mostra um tom de liberdade gradualmente alcançado pelos moradores de uma pequena cidade francesa, que ao se renderem à uma nova possibilidade de sabor se rendem simultaneamente à uma nova possibilidade de experimentarem suas vidas. Na história uma misteriosa confeiteira e sua filha tentam se adaptar ao seu novo lar, uma pequena cidade (fictícia) na França, chamada Lansquenet-sous-Tannes. Inauguram na cidade a irresistível chocolateria Maya, que gradualmente vai seduzindo os moradores do local. Em meio à temas relacionados a superação de padrões não significativos aos seus praticantes, fala-se da possibilidade de experimentação de novos horizontes e de um tom livre de sentir o sabor da vida. O filme é lindo, envolvente, gostoso de ver e tem um charme delicado e encantador! Sem contar que Juliette Binoche e Johnny Depp estão maravilhosos juntos! Super recomendado! Tenha um recipiente de chocolates do lado e enjoy it!

Assista o trailer:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s